Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / APROVADO PROJETO QUE AMPLIA TRANSPARÊNCIA EM CONTAS DA PREFEITURA

APROVADO PROJETO QUE AMPLIA TRANSPARÊNCIA EM CONTAS DA PREFEITURA

por lucas-ff — publicado 04/05/2016 12h45, última modificação 09/05/2016 08h08
Alterações propostas incluem disponibilização de informações sobre contratos e repasses

Apresentado pelo vereador Elias Vaz (PSB) em março deste ano, foi aprovado hoje, dia 4, em primeira votação, projeto de lei que visa ampliar o acesso e a transparência às contas públicas da Prefeitura de Goiânia.O projeto já havia recebido a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.

A mudança proposta pelo vereador – alteração do artigo 7º da Lei Municipal nº 9.261, de 22 de maio de 2013 – se refere à divulgação no site da prefeitura de informações mais detalhadas sobre repasses ou transferências de recursos financeiros, licitações realizadas e em andamento, com editais, anexos, recursos e resultados, notas de empenho emitidas e liquidação das faturas. Todos os contratos deverão ser digitalizados e disponibilizados, com as notas fiscais de sua execução que resultem em pagamentos.

Para Elias Vaz, “desde a promulgação da Constituição, a sociedade tem lutado pelo direito à informação e fiscalização do dinheiro público, que é o dinheiro de todos nós na verdade. Historicamente, os gestores administraram sem a preocupação de prestar contas diretamente à população”. Para ele, a “Lei de Acesso à Informação representa um avanço, mas ela precisa funcionar na prática. Não adianta ser uma prestação de contas capenga, com fragmentação de informações e sonegação de documentos oficiais, só para fingir que está cumprindo a lei”.

Também em sua justificativa, o vereador ressalta o recente escândalo envolvendo a merenda escolar, onde, frisou , “a prefeitura pagava, mas os alimentos não chegavam às escolas. Se o contribuinte tivesse acesso aos dados da despesa, certamente teria subsídios para cobrar, por exemplo, porque faltam medicamentos no Cais ou merenda na escola. É um direito de todos”.
(Jô Almeida)