Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova criação da Semana de Conscientização Política em Goiânia

Plenário aprova criação da Semana de Conscientização Política em Goiânia

por Da Redação publicado 31/05/2023 11h40, última modificação 31/05/2023 16h06
De autoria do vereador Sandes Júnior (PP), iniciativa visa à criação da cultura de conhecimento e de participação do cidadão na vida política do município

A Câmara aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (31), projeto de lei (PL 240/2022) para instituir a Semana de Conscientização Política em Goiânia. De autoria do vereador Sandes Júnior (PP), a matéria estabelece a semana que abrange 25 de março para realização da iniciativa.

Segundo o texto, a Semana de Conscientização Política visa à criação da cultura de conhecimento e de participação do cidadão na vida política do município. Pretende, ainda, difundir canais de acesso e de comunicação às políticas públicas locais; além de promover conscientização sobre política como instrumento indispensável ao desenvolvimento social e à valorização da cidadania.

"É fundamental a participação cidadã em questões políticas do país, como forma de defesa da democracia e de interesses coletivos", afirmou o parlamentar.

Dia do Radialista

Também em segunda votação, o Plenário aprovou projeto de lei (PL 242/2022) para instituir o Dia do Radialista, em Goiânia, a ser celebrado em 7 de novembro.

De acordo com Sandes Júnior, autor da proposta, a escolha pela data se deu em referência ao nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Mineiro de Ubá, ele compôs "Aquarela do Brasil", canção reconhecida mundialmente.

"Radialistas contribuem para alimentar a sociedade com informação, cultura e alegria, desenvolvendo importante papel de socialização. Trata-se, portanto, de singela homenagem a esses profissionais que, com vozes marcantes, chegam aos lares de milhões de brasileiros", diz o texto.

Ao concluir, o vereador lembrou ser também de sua autoria a Lei que instituiu o Dia do Radialista, no Brasil, comemorado em 7 de novembro.