Aprovada criação de campanha para orientar idosos sobre fraudes na internet
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (29), projeto de lei (PL 457/2021) para instituir campanha municipal de orientação, educação e conscientização sobre fraudes e golpes na internet e em comércio eletrônico. A matéria é de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos).
Segundo o texto, a campanha será realizada, anualmente, na primeira semana de outubro – com início no dia 1º (Dia Internacional do Idoso). "Mas ações podem ser desenvolvidas durante todos os meses, voltadas para idosos e para população em geral", lembra o vereador.
Isaías Ribeiro disse ainda que ações da campanha serão promovidas em instituições de longa permanência, centros de convivência de idosos e casas de acolhida de idosos, públicos e privados.
Segurança
De acordo com o parlamentar, com base na proposta aprovada, ações educativas pretendem alertar idosos sobre riscos inerentes à navegação na internet. Orientações terão foco em medidas de segurança para aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. "Nossa intenção é, portanto, evitar golpes em idosos e garantir segurança do tráfego de dados durante navegação na internet", afirmou.
"O Estado tem obrigação de amparar idosos mediante efetivação de políticas públicas sociais, conforme o Estatuto do Idoso. Queremos auxiliar e implementar política social que dê segurança e proteção aos nossos idosos", concluiu Isaías.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).