Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário da Câmara aprova criação da Comenda Cora Coralina

Plenário da Câmara aprova criação da Comenda Cora Coralina

por Quezia de Alcântara publicado 23/04/2024 10h30, última modificação 23/04/2024 13h12
Honraria será concedida a profissionais da educação que demonstraram eficiência e que prestaram relevantes serviços no desempenho de suas atividades

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (23), projeto de resolução (PRE 35/2023) para criação da Comenda Cora Coralina. Segundo a matéria, de autoria do vereador Bessa (DC), a honraria será concedida a profissionais da educação que demonstraram eficiência e que prestaram relevantes serviços no desempenho de suas atividades.

De acordo com o texto, a Câmara outorgará 80 medalhas anualmente, em Sessão Solene a ser realizada no dia 6 de agosto – semana em que se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, instituído pela Lei Federal nº 13.054.

“Cora Coralina foi figura importante na literatura brasileira e fonte de inspiração para educadores, pois sua poesia e sua trajetória de vida enriquecem o ensino, promovem a valorização da cultura popular e incentivam a superação de obstáculos na busca pelo conhecimento e pela expressão artística”, afirma Bessa.

O vereador diz ainda que a importância da escritora goiana para educadores “reside na capacidade de suas obras de se conectarem com o cotidiano das pessoas e de enriquecer o ensino com poesia que remonta à identidade cultural brasileira. Seus poemas podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas para estimular a reflexão, o apreço pela literatura e a valorização da cultura regional. Além disso, a própria história de superação de Cora Coralina inspira educadores e estudantes a perseguirem seus sonhos, independentemente das adversidades”.

O projeto segue para promulgação pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD).