Aprovado projeto que cria programa de reuso da água gerada em ar condicionado
Apresentado em fevereiro do ano passado , foi aprovado hoje, dia 4, em segunda e última votação, projeto de lei de autoria do vereador Dr. Bernardo do Cais ( PSC) que cria o Programa Municipal de Conscientização e Conservação para Reuso da água Proveniente de aparelhos de Ar Condicionado. Este programa abrange as edificações públicas e privadas e tem como objetivo contribuir no combate ao aquecimento global e as mudanças climáticas.
O vereador assegura que “olhando rapidamente, as gotas que saem do ar condicionado não aparentam nada além do pinga-pinga nas calçadas. Mas, muitos não sabem que os condicionadores de ar podem somar vários litros de água ao final do dia, permitindo ser reutilizada em práticas sustentáveis. Este reaproveitamento é simples e barato de fazer, colaborando com o desenvolvimento ecológico do planeta, além de oferecer economia para usuários ou instituições que praticam”.
Dr. Bernardo cita alguns casos que são exemplos bem-sucedidos de sua proposta: lavadores de carros em Brasília que utilizam água coletada em ar condicionado, assim como o Colégio Sapiens, no Paraná, que instalou um sistema de drenagem em oito aparelhos do tipo split.
Com a aprovação, o projeto de lei será encaminhado ao prefeito Paulo Garcia, para sanção ou veto.