Aprovado projeto que destina vagas especiais aos portadores de fibromialgia
Foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, em segunda votação, o projeto de lei (n° 184/2019), de autoria do vereador Andrey Azeredo (MDB), que dispõe sobre o atendimento preferencial e sobre a utilização de vagas de estacionamento preferenciais aos portadores de fibromialgia.
O texto prevê que os estabelecimentos públicos e privados ficam obrigados a incluir os portadores de fibromialgia nas filas de atendimento prioritário destinadas às pessoas com deficiência. “Esse projeto de lei, sendo aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia, demonstra o compromisso do poder público com os portadores dessa doença. Ela é invisível aos olhos. Por causa disso, ela é invisibilizada”, justificou a Defensora Pública do Estado, Gabriela Hamdan.
“A fibromialgia é uma doença silenciosa, relativamente nova, de difícil diagnóstico que provoca dores alucinantes em todo o corpo. Esse projeto, agora aprovado, visa garantir a pessoas com esse problema o uso de vagas prioritárias nos estacionamentos públicos e privados, já que, quando se dá a crise, elas têm dificuldade para fazer o básico. O projeto dá a devida atenção à doença e traz dignidade aos portadores dela, gerando, assim, uma melhor qualidade de vida para todos, sem modificar as vagas já existentes ou criar novas. É apenas o uso mais racional das vagas prioritárias por quem também tem fibromialgia”, justificou Andrey.
O projeto segue agora para a Prefeitura de Goiânia. Caberá ao prefeito sancionar ou vetar o texto aprovado em plenário.