Câmara aprova instalação de caixas coletoras em bueiros de Goiânia
A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (25), projeto de lei (PL 101/2021) para implantação de caixas coletoras de resíduos sólidos nos bueiros da capital. De autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (Solidariedade), a proposta visa à prevenção e redução de problemas provocados pelas chuvas.
Segundo o texto, a caixa coletora – com capacidade mensurada conforme parâmetros técnicos dos bueiros – deverá contar com aberturas para passagem de água e retenção de material sólido. Assim, a caixa agirá como uma espécie de "peneira", por meio da grade existente na boca de lobo.
De acordo com Anderson, a iniciativa busca minimizar efeitos de alagamentos na cidade. “Na época das chuvas, alagamentos em várias ruas de Goiânia geram congestionamentos, danos materiais e, até mesmo, perda de vidas. A falta de escoamento das águas pluviais, provocada pelo entupimento dos bueiros, é uma das principais causas do problema. Nosso projeto propõe adoção de medidas para facilitar a limpeza dos bueiros. De fácil manuseio, o equipamento pode ser operado por responsáveis pela limpeza pública. Atualmente, a utilização de recursos primários, como enxadas, acarreta em perda de tempo e em desperdício de energia dos trabalhadores que poderiam desempenhar outras tarefas”, explica.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador