Projeto para treinamento sobre amamentação correta avança na Câmara
Após receber parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia, segue para primeira votação, em Plenário, o projeto de lei (PL 97/2022) para oferta de treinamento sobre amamentação correta. De autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), o texto propõe realização do trabalho de orientação junto às mães de recém-nascidos, antes da alta hospitalar, em maternidades e hospitais públicos e privados.
Segundo a proposta, os objetivos são aumentar o índice de mães que amamentam; ensinar a pega correta do peito pelo bebê; demonstrar a posição correta da mãe e do bebê durante o ato de amamentar; e orientar as mães sobre cuidados e higienização dos mamilos.
De acordo com o parlamentar, dados do Ministério da Saúde apontam trauma mamilar – fissuras, bolhas, edemas, eritrema, esquimoses e hematomas – e dor da mãe como as principais causas para o desmame precoce.
“Além de ser frustrante para a mãe e para o bebê, a pega realizada de forma incorreta pode causar dor, machucados e até sangramentos nos mamilos, e pode significar que o bebê não está conseguindo sugar o leite de forma satisfatória, o que leva ao baixo ganho de peso”, esclarece o vereador. Ele afirma ainda que o treinamento sobre amamentação pode ser realizado no pré-natal e antes da alta hospitalar.