Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Exames oftalmológicos e de audiometria na rede pública são aprovados

Exames oftalmológicos e de audiometria na rede pública são aprovados

por Quezia de Alcântara publicado 20/09/2016 11h00, última modificação 20/09/2016 11h01

Exames periódicos de oftalmologia e audiometria para alunos das escolas públicas da capital foram aprovados hoje (20) em última votação. A iniciativa é da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) e vai beneficiar os estudantes que forem matriculados no primeiro ano do ensino fundamental.

O objetivo é detectar qualquer anormalidade que permitirão que medidas preventivas e curativas sejam tomadas evitando o agravamento de doenças na fase inicial de aprendizagem, segundo a parlamentar.

Esses exames somente poderão ser realizados por profissionais habilitados e os alunos que forem identificados como portadores de alguma anormalidade serão encaminhados para a correção do problema com óculos ou aparelhos auditivos, conforme o texto aprovado.

O controle, de acordo com a proposta, será feito por meio de um cartão escolar de visita médica onde constarão os dados de identificação do aluno e de seu responsável, assim como o acompanhamento e a avaliação médica contendo anotações referentes à realização dos exames. O atendimento dos estudantes será feito nas unidades de saúde municipais ou na própria escola por meio de unidades móveis de atendimento. O projeto segue para apreciação do Executivo.