Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Arraiá junino pode se tornar Patrimônio Cultural de Goiânia

Arraiá junino pode se tornar Patrimônio Cultural de Goiânia

por Da Redação publicado 26/06/2024 11h55, última modificação 26/06/2024 13h24
Projeto, de autoria do vereador Wellington Bessa (DC), reconhece importância de tradições e de eventos gastronômicos e artísticos realizados em junho para cultura e para economia da capital

O vereador Wellington Bessa (DC) apresentou, nesta terça-feira (25), no Plenário da Câmara, projeto de lei (PL 154/2024) para reconhecer arraiás e eventos culturais do mês de junho como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. A proposta reconhece a importância das tradicionais festas juninas e dos eventos gastronômicos e artísticos que são promovidos nessa época do ano.

Segundo o parlamentar, os arraiás se tornaram festividades tradicionais entre as famílias goianienses. "A população de Goiânia espera o ano inteiro para aproveitar a culinária e as danças típicas. É comum ver crianças, jovens e adultos se reunindo para aproveitar os festejos juninos”, afirmou.

Além de promoverem diversão, os eventos impulsionam a economia goianiense. O vereador lembra que festas juninas contribuem para o comércio local, estimulam vendas e atraem turistas. “As festas de Goiânia já se tornaram tradição. Agora, precisamos incentivar o poder público a apoiar a realização dessas atividades importantes para fortalecer a agenda cultural da cidade", disse.

Construção da identidade goiana

As  festas juninas são tradicionalmente realizadas em todo o Brasil. Em Goiás, a tradição não é diferente: músicas, danças típicas e comidas já estão no calendário de festas do estado, em especial  na capital. “Goiânia preserva essa tradição. Neste ano, acompanhamos a organização de um evento cultural com esse tema que reuniu mais de três mil pessoas no SindiGoiânia. Essa experiência confirma que esses eventos mobilizam as pessoas e fazem a alegria das famílias", concluiu Bessa.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador