Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Atendendo solicitação de Andrey Azeredo, Prefeitura implantará estações de bicicletas para crianças

Atendendo solicitação de Andrey Azeredo, Prefeitura implantará estações de bicicletas para crianças

por Guilherme Machado publicado 28/02/2019 16h14, última modificação 28/02/2019 16h14

Goiânia ganhará mais quatro estações de bicicletas públicas compartilhadas. As novas estações para crianças e adultos serão implantadas no Parque Flamboyant, Praça do Sol, nas proximidades do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Mutirama. Elas são resultado de dois requerimentos de autoria do vereador Andrey Azeredo (MDB) feitos à Prefeitura de Goiânia em agosto de 2018. Agora, a capital contará com 20 estações compartilhadas e a disponibilidade de 200 bicicletas. De acordo com a Prefeitura, as estações serão instaladas nos próximos dias. 

Em um dos requerimentos, o vereador ressaltou sobre a iniciativa inédita de implantação das estações para as crianças. “O projeto ‘Bike Kids’ tem o objetivo de expandir o sistema já implantado na cidade, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, integrando pais e filhos em atividades com a bicicleta e também para o desenvolvimento da política municipal urbana e sustentável”, afirmou. Os dois pontos solicitados que receberão as bicicletas infantis são no Parque Flamboyant e na Praça do Sol. 

O outro requerimento trata da implantação de estações para adultos em locais em que a demanda já existia e a população cobrava. Uma será implantada também no Parque Flamboyant e a outra no Instituto Federal de Goiás (IFG), que fica ao lado do Mutirama. “A expansão é gradativa e nem sempre com a rapidez que a população espera e precisa. Mas aos poucos vamos ampliando a integração do sistema até que ele chegue também aos bairros mais afastados do centro da cidade”, disse Andrey. O vereador participou da implantação das ciclovias e ciclofaixas de Goiânia quando foi secretário municipal de trânsito e tem a mobilidade e o transporte público como prioridades. 

Segundo dados da Prefeitura, já foram realizadas mais de 157 mil viagens desde que o sistema de bicicletas compartilhadas foi implantado e, de acordo com informações divulgadas por meio do site do projeto, o debikegoiania.com, a expectativa é de que sejam realizadas cerca de 300 mil viagens até dezembro deste ano. 

O Sistema de Bicicletas Públicas GynDebike é um projeto da Prefeitura de Goiânia em parceria com a Unimed Goiânia. O sistema é operado pela empresa Serttel Ltda, por meio de concessão pública. A população pode fazer uso das bicicletas compartilhadas baixando um aplicativo e logo após cadastro pode retirar uma bicicleta e devolver em qualquer outra das 16 estações já implantadas na Capital.

Texto da assessoria de comunicação do vereador Andrey Azeredo