Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência discute fechamento de acesso na GO-020 para bairros da região Leste

Audiência discute fechamento de acesso na GO-020 para bairros da região Leste

por Quezia de Alcântara publicado 11/11/2019 13h10, última modificação 11/11/2019 13h07
Audiência discute fechamento de acesso na GO-020 para bairros da região Leste

Foto Antônio Silva

O vereador Carlin Café (PPS) realizou na manhã desta segunda-feira, 11, audiência pública para discutir a retirada de uma via de acesso da GO-020 à avenida Diógenes Dolival Sampaio, na região dos Condomínios Jardins, região leste da capital. A alça dá acesso também a outros bairros, como o Parque Atheneu que tem mais de 40 mil moradores, contou o coordenador da reunião, adicionando que não foi realizado estudo de impacto para a retirada do acesso e que nos horários de pico o congestionamento de veículos vai da rótula do Alfaville – único acesso disponível agora – até o supermercado Carrefour, cerca de cinco quilômetros de extensão, e que a obra foi feita para atender a uma única entidade, os proprietários do posto de gasolina que foi instalado na rótula, local da controvérsia.

Compareceram à reunião os secretários municipais de Infraestrutura, Dozalnan da Cunha Matos e de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Fernando Santana, representantes dos condomínios fechados Housing Flamboyant, Jardins Atenas, Jardins Munique, Jardins Verona, além dos vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Denício Trindade (SDD), Álvaro da Universo(PV), Zander (Patriota), Cristina Lopes (PSDB), Paulinho Gralus (PDT), Gustavo Cruvinel (PV e Lucas Kitão (PSL).

Anselmo destacou que o prejuízo não é somente para quem vive na região Leste, mas para toda a cidade, pois com tantas obras sendo executadas pela Prefeitura, foram retirados recursos e pessoal para esta intervenção que chamou de absurda, uma vez que a população não foi ouvida. Ele afirmou que o vereador Kelybe Morais (DC) doou cinco toneladas de terra e outros materiais para a Prefeitura realizar a obra na alça da GO-020 e que a Goinfra – órgão estadual que realizou esta via de acesso não foi ouvida na atualidade, mas com certeza, realizou estudos quando implantou essa alça.

O vereador Denício Trindade apresentou imagens do local e o projeto original do posto que deveria ter tido um espaço fechado na confluência da rótula com a avenida além de faixas de pedestres. “Eles fizeram até a vistoria, e depois retiraram e rebaixaram toda a extensão, o que levou alguns motoristas a preverem risco de acidente, alegação da Prefeitura para fechar a alça”.

Dolzonan corroborou que as obras foram feitas após solicitação do vereador Kleybe Moirais sob alegação de que o lugar tornara-se perigosíssimo após a inauguração do posto de gasolina, com risco de acidentes graves. “O termo de cooperação entre Prefeitura e Estado passou por todos os departamentos jurídicos e o termo de doação do material também. Nossa secretaria apenas executa as obras

Já o secretário da SMT alegou que a pasta cumpriu determinação do Ministério Público que recebeu denúncias de moradores da região a respeito da falta de segurança para quem trafega ali na confluência da avenida Diógenes com a GO-020. Ele lamentou que para dar segurança tenha que tirar um pouco do conforto dos motoristas, mas “é uma questão de um ou dois minutos que a pessoa perde a mais, mas com o tempo o impacto diminui porque as pessoas buscam outras vias”. Ele sugeriu que os moradores do Parque Atheneu utilize um acesso que fica cinco quilômetros à frente e que para os jardins, haverá em breve um acesso via o novo Jardins Itália.

Representantes dos condomínios alegaram que acidentes também poderão ocorrer já que o congestionamento está na rodovia, cujo tráfego é de 80 km/h, e que tais ocorrências serão mais graves que as possíveis colisões de pequeno monte na entrada do posto.

Não houve consenso entre os presentes. Fernando Santana prometeu ouvir uma comissão de representantes dos condomínios para realizar um estudo de impacto com contagem de veículos a fim de intervir não somente nesta alça, mas em todo o cruzamento, sem no entanto, prever data para esta reunião.