Audiência discute privatização de empresas públicas no país
Com a presença dos suplentes a vereadores pelo PT, Eurípedes Cipriano e Marisa Moura, foi realizada pelo vereador Mauro Rubem (PT) audiência pública híbrida, para discutir a privatização de empresas públicas brasileiras.
Estiveram presentes diversos sindicalistas, representantes de empresas tais como Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil, IBGE, Eletrobrás, e as do estado de Goiás Celg e Saneago.
“Temos que defender essas empresas, somos contrários à privatização”, disse o coordenador do encontro, Mauro Rubem.
Entre as questões levantadas pelos participantes, estão:
- Multinacionais querem comprar as empresas públicas e com isso, fim de empregos para os brasileiros, além de que todo o lucro dessas empresas irão para fora do país.
- Há um processo de privatização que começa com o desmantelamento da máquina pública, com a diminuição dos recursos para esses órgãos.
- O BNDS e o Banco do Brasil são exemplos de falta de investimentos por parte do Governo Federal com o objetivo de não serem competitivos e assim, justificar a privatização.
- O SUS está sendo sucateado há anos e apesar disso, tem sido um exemplo de atendimento devido à atuação de seus servidores.
- A Caixa se privatizada, deixará de ter como prioridade os programas sociais, como financiamento para moradias populares, tarifas mais baixas, entre outros. Durante a pandemia a Caixa atendeu 67 milhões de brasileiros, pois de 10 pessoas no país, sete utilizaram o banco para receber o Auxílio Emergencial, FGTS e outros benefícios.
Por fim, todos os presentes foram unânimes em reafirmar a posição pela “Não Privatização” das empresas públicas brasileiras.