Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência pública debate adensamento da Avenida Fued José Sebba

Audiência pública debate adensamento da Avenida Fued José Sebba

por Guilherme Machado publicado 09/10/2024 19h45, última modificação 10/10/2024 11h34
Proposta foi vetada pelo prefeito, mas Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara derrubou o veto
Audiência pública debate adensamento da Avenida Fued José Sebba

Foto: TV Câmara

Em audiência pública na Câmara de Goiânia, nesta quarta-feira (9), a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) promoveu debate sobre o adensamento da Avenida Fued José Sebba, localizada entre o Setor Leste Universitário e o Jardim Goiás. O evento contou com participação de moradores da região e de representantes de entidades da área de habitação, mas sem comparecimento de representantes da Prefeitura.

A proposta foi incluída, por meio de emenda, no projeto de lei complementar nº 12/2024, de autoria da vereadora. O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) vetou a emenda, mas o veto foi derrubado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), o engenheiro civil Antônio de Pádua afirmou que a modificação deveria ser feita como emenda ao Plano Diretor e não a um projeto de lei. “É uma questão que exige muito mais discussão, o que poderia ter ocorrido durante as discussões sobre o Plano Diretor”, disse ele.

A arquiteta Patrícia, moradora de um edifício na região, é contra o adensamento. Ela disse que a avenida, assim como as adjacências, estão sempre lotadas de carros estacionados, devido à presença de órgãos públicos e de outras empresas. Ainda segundo ela, a avenida já está sobrecarregada pelo tráfego de veículos que chegam a Goiânia pela BR-153 ou que vêm de Senador Canedo e dos condomínios, não comportando a verticalização proposta, já que aumentaria o tráfego na região.

Já o corretor de imóveis Henrique Costa se manifestou a favor da verticalização. Para ele, as novas residências construídas poderiam ser ocupadas por funcionários de órgãos e de empresas da região, o que diminuiria o uso do carro nos deslocamentos, beneficiando o trânsito em toda a cidade.

A respeito da validade da proposta, Sabrina Garcez esclareceu que não há impedimento jurídico para a modificação por meio de emenda ao seu projeto. Ela defendeu o adensamento da região, uma vez que há dois eixos de desenvolvimento, a BR-153 e a Marginal Botafogo, garantindo fluidez ao trânsito. “Quando falamos de adensamento, estamos tratando de regiões já estruturadas, evitando o espraiamento ainda maior da cidade”, afirmou.

A vereadora anunciou nova audiência pública sobre o tema na próxima segunda-feira (14), às 14 horas. Sabrina Garcez garantiu a presença de técnicos da Prefeitura para debater os demais vetos do prefeito ao PLC 12/2024, que definem parâmetros urbanísticos e edilícios para construção de 1.600 unidades habitacionais de interesse social, beneficiando cerca de quatro mil pessoas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.