Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência Pública debate políticas públicas destinadas a menores infratores

Audiência Pública debate políticas públicas destinadas a menores infratores

por joana — publicado 29/06/2017 16h20, última modificação 29/06/2017 16h20
Audiência Pública debate políticas públicas destinadas a menores infratores

Foto de Francisco Carvalho

Sob o comando do vereador Jair Diamantino (PSDC), foi realizada na Câmara Municipal de Goiânia nesta quinta-feira, 29, audiência pública para debater implementação de políticas públicas, além da criação de projetos e do retorno de programas destinados a crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais.

Participaram do debate representantes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de Goiás, Defensoria Pública, Comissão Estadual de Pacificação Social, Associações de Moradores, Juizado da Infância e da Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselhos Tutelares, Conselho Estadual de Assistência Social , Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho. Também presentes, os vereadores Cabo Senna (PRP), Sargento Novandir (PTN) e Delegado Eduardo do Prado (PV).

Ao iniciar os trabalhos, Jair Diamantino citou sua própria história como exemplo de superação.”Eu saí do meio de uma invasão. Cresci no meio do descaso de nossos governantes. Graças a Deus, com muito esforço e determinação consegui chegar onde cheguei. E tive uma família que me apoiou. Hoje, eu vejo que aquela situação que vivi piorou muito. Para que as crianças e adolescentes de hoje tenham um futuro melhor, precisamos unir esforços hoje para cobrar permanentemente do poder público a implantação de políticas públicas, especialmente para aqueles menores infratores que vivem em projetos habitacionais, onde falta de tudo:educação, segurança, esporte, lazer”.

André Lacerda, juiz da Infância e da Juventude, ressaltou que" a criança e o adolescente são prioridades absolutas, garantidas pela Constituição Federal. Proteção, estímulo, educação e segurança deveriam são direitos de todos eles, mas isto não acontece".

O Capitão Tarley , afirmou que "Goiânia é a capital na América Latina com a maior desigualdade social. Daí a necessidade de intervenções na prevenção primária. O último programa da prefeitura neste sentido foi o Cidadão 2000, na época em que Darci Accorsi era prefeito".

José Eulálio Vieira, comandante da Guarda Civil Metropolitana, conclamou todos a unirem esforços. " Temos o grupo "Anjos da Guarda", que realiza palestras para crianças para esclarecer sobre o uso de drogas".

Outros programas citados foram o da Polícia Mirim, da Guarda Mirim e Projeto Ajude, desenvolvido pela Global Peace Foundations.

Sobre o problema das drogas, Jair Diamantino afirmou que este é uma das maiores dificuldades encontradas. "O tráfico de drogas atinge todos os bairros, desde as crianças e adolescentes mais carentes até os condomínios de luxo. Por isso, precisamos unir esforços e determinação para cobrar, de forma urgente, programas destinados, especialmente, aos menores que cometeram atos infracionais para que os mesmos possam superar estes erros e ter um futuro melhor".