Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SERVIÇOS BANCÁRIOS

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SERVIÇOS BANCÁRIOS

por lucas-ff — publicado 11/04/2016 17h35, última modificação 26/04/2016 08h21
Representantes de bancos e entidades fiscalizadoras debatem a melhoria na prestação de serviços.

Com o objetivo de melhorar o relacionamento entre os prestadores de serviços bancários e os consumidores goianienses, a Câmara Municipal promoveu na tarde de hoje, dia 11, audiência pública na sala de reuniões da Presidência. O evento foi comandado pelo presidente da Casa, Anselmo Pereira ( PSDB).

Segundo Anselmo, a Câmara tem aprovado várias leis que estão sendo mal aplicadas e outras que podem estar trazendo prejuízos tanto para a população quanto para os prestadores de serviços bancários. E citou alguns exemplos de leis que tratam da obrigatoriedade de seguranças em postos de atendimentos, instalações de bebedouros nas agências, obrigatoriedade de portas giratórias em casas lotéricas e cabines individuais para atendimentos. Também o presidente da Câmara expressou a intenção de manter constante diálogo com os representantes dos bancos em nome da melhoria na prestação de serviços à comunidade.

Falando em nome da Asban, Mário Queiroz revelou que Goiânia conta hoje com 226 ( duzentas e vinte e seis) agências bancárias e 518 ( quinhentos e dezoito) postos de atendimento, responsáveis por cerca de 1% de toda a movimentação no país.

De acordo com o gerente de fiscalização do Procon estadual, Marcos Rosa, a maioria das reclamações e denúncias que chegam ao órgão são referentes ao tempo de espera para o atendimento e a recusa dos caixas em prestarem atendimento a alguns tipos de serviços, a exemplo do pagamento de boletos bancários. Em 2016, foram realizadas 29 fiscalizações e em cerca de 70% nada foi encontrado de irregular ou ilegal.

Outro questionamento partiu do vereador Elias Vaz ( PSB) sobre a falta de estacionamento para carro forte que transportam dinheiro. Ao parar em locais inadequados e com armas nas mãos dos seguranças, estes fatores podem colocar em risco as vidas de pessoas que estão circulando em calçadas e vias públicas.

Presenças
Participaram da audiência pública : Pedro Wilson Guimarães ( Secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas), Gecimar Freitas ( presidente do Conselho de Administração da Associação de Bancos- Asban), Mário Queiroz ( vice-presidente da Asban), Marcos Rosa ( gerente de Fiscalização do Procon em Goiás) , Antonio Nascimento Leite ( representante do Sindicato dos Bancários), vereador Elias Vaz , José Alício Mesquita ( representante do Instituto de Previdência do Servidor Municipal- IPSM), Alan Lopes de Oliveira ( Banco Santander), Narcizo Pereira Filho ( da Controladoria do Município), Jarbas Dias Batista ( representante do Banco Bradesco), Francisco de Assis ( representante da Caixa Econômica Federal), Léo Dias ( do Sincoob), José Maria Araújo e Luiz Carlos ( Banco do Brasil), Allen Viana ( superintendente municipal de Fiscalização Urbana).
(Jô Almeida)