Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência Pública discute situação de montadores de bancas em feiras

Audiência Pública discute situação de montadores de bancas em feiras

por Guilherme Machado publicado 05/07/2018 16h55, última modificação 05/07/2018 16h58
Audiência Pública discute situação de montadores de bancas em feiras

Foto: Marcelo do Vale

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 5, na sala de reuniões da presidência da Câmara Municipal, uma audiência pública para tratar a situação dos montadores de bancas de feiras de Goiânia.  A reunião, realizada pelo vereador Paulo Magalhães (PSD), teve por objetivo conversar com a classe em uma tentativa de regulamentação dos montadores que estão marginalizados. O debate vem de encontro aos transtornos recentes no trânsito, originados pelas feiras, bem como o embate entre montadores e feirantes.

Além de Paulo Magalhães, estavam presentes à mesa de debate o representante da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade, André Luiz Azevedo; o diretor de desenvolvimento econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) Rafael Meireles; a gerente de feiras da Sedetec, Flávia Rodrigues; e representantes dos montadores de bancas de feiras.

Segundo Paulo Magalhães, o objetivo da discussão é ajudar a regulamentar a situação atual dos montadores, uma vez que estes estão marginalizados. Conforme o vereador, é necessário um plano em conjunto para satisfazer a necessidade de todos. “Temos que fazer um trabalho para agradar a vocês (montadores) e a população”, afirmou o parlamentar.

Paulo Magalhães revelou que irá pedir para a prefeitura que prorrogue a revitalização da Praça do Trabalhador para o ano de 2019, já que pode afetar o comércio dos feirantes e montadores durante o fim deste ano. O vereador também aproveitou a audiência para pedir aos representantes da Sedetec que façam o cadastramento dos montadores para a próxima semana.

O cadastramento, que além de dar respaldo aos montadores, os protegem por meio da legislação, também serve como medida preventiva caso ocorra algum incidente. A preocupação foi redobrada após os recentes embates entre montadores e feirantes, além dos transtornos causados no trânsito.

Os representantes da classe de montadores, por sua vez, aproveitaram para justificar os problemas recentes com os feirantes. Segundo os mesmos, existe uma pressão por parte dos feirantes para que a montagem das bancas ocorra antes dos horários determinados por lei. Com isso, moradores das regiões próximas às feiras acabam sofrendo os impactos e transtornos, principalmente pela circulação de pedestres e trânsito de carros antes da hora prevista.

Já o diretor da Sedetec, disse que é necessário que o montador seja cadastrado e receba instruções para a sua profissionalização. “Temos que trazer os montadores como parceiros do Município” afirmou Rafael Meireles.

Texto produzido por Gabriel Hamon, estagiário vinculado à PUC-GO