Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência Pública discutirá transformação de antigo prédio da Assembleia Legislativa em centro cultural

Audiência Pública discutirá transformação de antigo prédio da Assembleia Legislativa em centro cultural

por Da Redação publicado 15/03/2022 15h10, última modificação 15/03/2022 16h25
Proposto pela vereadora Sabrina Garcez (PSD), debate será realizado nesta sexta-feira (18), no Auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco
Audiência Pública discutirá transformação de antigo prédio da Assembleia Legislativa em centro cultural

Foto: Divulgação Alego

A vereadora Sabrina Garcez (PSD) promoverá, nesta sexta-feira (18), às 9 horas, no Auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco (Alameda dos Buritis, nº 485, Setor Oeste), Audiência Pública Especial para debater a destinação do antigo prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A sede do Legislativo goiano foi transferida recentemente para o Park Lozandes, Região Leste da capital.

Sabrina defende que o antigo prédio da Alego seja destinado à instalação de um centro cultural – ideia compartilhada por colegas vereadores e reivindicada pelo setor da cultura. “Goiânia não tem um espaço como aquele, que pode reunir uma série de atividades culturais. O prédio da Assembleia é gigante”, defende a parlamentar. “A ideia de implementar ali um espaço cultural vai permitir que o prédio continue a ser utilizado em benefício da população", argumenta.

História

A Assembleia Legislativa de Goiás ganhou sede própria na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste, no dia 1º de março de 1962. À época, o parlamento goiano estava em sua quarta legislatura (1959-1963), cujo presidente era o então deputado Luiz Fernando da Silva (PTB).

Na inauguração, o prédio recebeu o nome de Palácio dos Buritis. Posteriormente, por projeto de lei do então deputado Ary Valadão (eleito, depois, governador), a sede passou a se chamar Palácio Alfredo Nasser, em homenagem ao político goiano que, tendo iniciado sua vida política como deputado e posteriormente senador, tornou-se Ministro da Justiça durante o curto período em que o Brasil foi parlamentarista, no início da década de 1960.

Quando a nova sede da Assembleia Legislativa foi concluída no Park Lozandes, no fim do ano passado, o antigo prédio, ao lado do Bosque dos Buritis, foi entregue à Prefeitura de Goiânia, que precisa definir a destinação que será dada ao local. As novas instalações do Legislativo estadual receberam o nome de Palácio Maguito Vilela. Por lá, a primeira Sessão Ordinária ocorreu no último dia 3 de março, reunindo deputados da atual 19ª legislatura.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora