Audiência Pública discutirá transformação de antigo prédio da Assembleia Legislativa em centro cultural
A vereadora Sabrina Garcez (PSD) promoverá, nesta sexta-feira (18), às 9 horas, no Auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco (Alameda dos Buritis, nº 485, Setor Oeste), Audiência Pública Especial para debater a destinação do antigo prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A sede do Legislativo goiano foi transferida recentemente para o Park Lozandes, Região Leste da capital.
Sabrina defende que o antigo prédio da Alego seja destinado à instalação de um centro cultural – ideia compartilhada por colegas vereadores e reivindicada pelo setor da cultura. “Goiânia não tem um espaço como aquele, que pode reunir uma série de atividades culturais. O prédio da Assembleia é gigante”, defende a parlamentar. “A ideia de implementar ali um espaço cultural vai permitir que o prédio continue a ser utilizado em benefício da população", argumenta.
História
A Assembleia Legislativa de Goiás ganhou sede própria na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste, no dia 1º de março de 1962. À época, o parlamento goiano estava em sua quarta legislatura (1959-1963), cujo presidente era o então deputado Luiz Fernando da Silva (PTB).
Na inauguração, o prédio recebeu o nome de Palácio dos Buritis. Posteriormente, por projeto de lei do então deputado Ary Valadão (eleito, depois, governador), a sede passou a se chamar Palácio Alfredo Nasser, em homenagem ao político goiano que, tendo iniciado sua vida política como deputado e posteriormente senador, tornou-se Ministro da Justiça durante o curto período em que o Brasil foi parlamentarista, no início da década de 1960.
Quando a nova sede da Assembleia Legislativa foi concluída no Park Lozandes, no fim do ano passado, o antigo prédio, ao lado do Bosque dos Buritis, foi entregue à Prefeitura de Goiânia, que precisa definir a destinação que será dada ao local. As novas instalações do Legislativo estadual receberam o nome de Palácio Maguito Vilela. Por lá, a primeira Sessão Ordinária ocorreu no último dia 3 de março, reunindo deputados da atual 19ª legislatura.
*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora