Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência pública homenageia o centenário de Paulo Freire

Audiência pública homenageia o centenário de Paulo Freire

por Da Redação publicado 04/11/2021 18h16, última modificação 04/11/2021 21h04

O vereador Mauro Rubem (PT) realizou audiência pública em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Participaram da mesa híbrida professor Silvino Rechi, deputado estadual constituinte pelo Rio Grande do Sul, em 1987; professora doutora aposentada Claudia Borges; professor da PUC-GO, pós doutor em educação, Romilson Martins Siqueira; Gilberto Carvalho, ex-secretário geral da Presidência; Osvaldo Peralta, enfermeiro e mestre em saúde coletiva; professora do Instituto Federal de Goiás, psicóloga Alessandra Camelo; professora Márcia Melo e Ademildo Godoy, presidente da Fecomércio.

Para Silvino Rechi, foi um processo de organização social e popular no Brasil em busca de uma educação libertadora. "Fazer com que o Brasil tenha democracia e soberania, e os direitos do povo seja garantido". A professora Claudia Borges ressaltou que a homenagem ao Paulo Freire traz o desafio do compromisso de partilhar saberes e conhecimentos para nos movermos, nos transformarmos e assim nos constituirmos sujeitos históricos em nosso contexto. "Todas as experiências de Paulo Freire como andarilho no mundo na defesa da educação como ferramenta de mudança social seguem sendo inspirações para os movimentos sociais e populares", esclareceu.

Romilson Martins, professor da PU-GO, reforçou que o "Paulo Freire que existe em nós nos interroga e nos convida a assumir princípios e compromissos". "É preciso compreender a educação para além do escolar. A educação de Paulo Freire se concretiza na ação/transformação da sociedade pelo homem", explicou. Gilberto Carvalho afirmou que o educador foi um ser humano naturalmente impulsionado pelo amor, pela generosidade. Ele se torno inspiração de toda uma corrente educacional.

Para encerrar a homenagem, a professora Alessandra Camelo assegurou que para Paulo Freire o acesso à educação possibilita o desenvolvimento de uma percepção crítica quanto à desigualdade entre as classes sociais, que tem como consequência a opressão das classes populares. (Texto de Michelle Lemes)