Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência pública na próxima quinta-feira vai tratar das reivindicações dos trabalhadores da Enel

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 16/02/2021 12h40, última modificação 16/02/2021 12h40

foto Francisco Carvalho

Os vereadores Mauro Rubem (PT) e Anselmo Pereira (MDB) realizam na próxima quinta-feira, 18, às 15 horas, na sala das comissões da Câmara, uma audiência pública para discutir a situação dos trabalhadores terceirizados da Enel. Segundo Mauro Rubem, a pauta das discussões será intensa e ampla, “tendo em vista a situação grave vivida por mais de 8 mil trabalhadores terceirizados dessa empresa”.

Entre as reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas de Goiás (Stiueg) citam o petista o reajuste no vale alimentação, carga horária, redução salarial, pressões psicológicas e por super produtividade, entre outras. “Além disso, a categoria reivindica a inclusão de 30% de periculosidade nas horas extras e o fim do banco de horas”, acrescentou Mauro.

PREJUÍZOS

O vereador do PT lembra que “desde a criação a Enel comprou a Companhia Energética de Goiás (Celg) a empresa só aumentou seus lucros, diminuiu os investimentos, elevou o valor da tarifa de energia e piorou o serviço, ou seja, um quadro que só traz prejuízo ao consumidor goiano”.

Aliado a tais problemas, lembra Mauro Rubem, a Enel vem realizando sucessivas demissões de trabalhadores sob a alegação de que não estariam cumprindo as metas estabelecidas.

Ao concluir, ele destaca a importância da audiência do dia 18 como fundamental para abrir uma ampla discussão sobre a situação grave que enfrenta esses trabalhadores.

“A Câmara não pode se furtar aos graves problemas que enfrentam os trabalhadores terceirizados da companhia. A Enel foi contratada para explorar o serviço público de distribuição de energia elétrica em Goiás e não para explorar o trabalhador goiano e, em especial, o goianiense”, arrematou.