Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência Pública nesta quarta discute serviço de cabeamento e prestação de serviços da Enel na Capital

por Patrícia Drummond publicado 26/02/2019 16h30, última modificação 26/02/2019 17h14

A Câmara Municipal de Goiânia discute nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, a qualidade dos serviços prestados pela multinacional Enel na Capital e, também, uma obrigação assumida pela empresa com o Município: tornar o cabeamento elétrico subterrâneo em toda a cidade. Os temas foram propostos pelos vereadores Álvaro da Universo e Gustavo Cruvinel – ambos do PV -, que coordenarão Audiência Pública a ser realizada a partir das 14 horas, na Sala de Reunião das Comissões.

A obrigatoriedade do cabeamento subterrâneo de energia elétrica está prevista na Lei n° 10.206/2018, aprovada no ano passado. As normas determinam que a Enel tem 20 anos para adequar o cabeamento aéreo de linhas de transmissão de energia superior a 69KV, em cabeamento subterrâneo.

“Até agora, a Enel tem desrespeitado os Poderes constituídos do Município”, afirma Álvaro da Universo. Segundo ele, a empresa ainda não iniciou nenhum trabalho em Goiânia, sendo que ao menos 5% do total da obra já deveria ter sido realizado.

Na Audiência Pública desta quarta-feira também serão discutidos outras questões envolvendo a Enel, como quedas de energia, queixas de usuários por mau atendimento via telefone e nos postos de atendimento da empresa e o não atendimento de demandas na Capital. O serviço de poda de árvores realizado pela Enel é outro item que deverá ser abordado durante o evento, trazendo para a discussão o cuidado com a botânica e danos ao meio ambiente.

Presenças

De acordo com a Assessoria Parlamentar dos vereadores, foram convidados para a Audiência Pública o presidente da Enel, Abel Rochinha; o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Martins; o promotor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Delson Leone; e o delegado titular da Delegacia Estadual de Combate a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), Luziano Severino de Carvalho.

Também deverão estar presentes – ou enviar representantes - o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Euclides Barbo; o presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-GO), Ioav Blanche; e o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana.

(Texto produzido por Ingrid Raquel, estagiária vinculada ao convênio com a PUC-GO)