Audiência vai debater o Patrimônio Histórico e de Art Déco de Goiânia
A Câmara Municipal de Goiânia realiza na próxima sexta-feira, 30, audiência pública para discutir o tema “Patrimônio Histórico e Art Déco de Goiânia – Diagnósticos e Perspectivas”. A proposta é da vereadora Priscilla Tejota (PSD) e ocorrerá às 15 horas, no auditório Jaime Câmara.
O objetivo, segundo a vereadora, é debater com as entidades da área e a sociedade as dificuldades enfrentadas para se preservar o patrimônio histórico da cidade. “É triste ver prédios que compõem a história da nossa cidade em estado de abandono. Então é necessário debater amplamente a questão para que possamos proteger e resgatar nosso patrimônio”, explicou Priscilla.
A parlamentar ressaltou ainda a necessidade de elaborar um diagnóstico sobre a real situação dos imóveis tombados e passíveis de tombamento na capital. “Temos que conscientizar a população e os órgãos públicos de que existe um tesouro valioso, escondido, que também precisa ser catalogado”, disse a vereadora ao destacar que o reconhecimento desses imóveis “vai agregar mais valor à cidade de Goiânia, tornando um lugar mais atrativo, movimentando o comércio e o turismo local”, completou.
Goiânia reúne um dos maiores acervos em arquitetura Art Déco de todo o Brasil, com vinte e dois monumentos tombados como patrimônio pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A audiência pública conta com o apoio do Goiânia Art Déco Festival, que acontece entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, na capital. Em sua 2ª edição, o evento ocorre para celebrar o patrimônio edificado, através de palestras, mesas de debate, feiras de arte e fotografia, entre outras atividades que incentivam a educação patrimonial e a importância do acervo histórico.
Gutto Lemes, produtor cultural e coordenador do Goiânia Art Déco Festival, destacou a importância da discussão com o intuito de chamar atenção poder público para a elaboração de projetos de leis de valorização da arquitetura goianiense. “Dentro desse contexto, queremos promover, revitalizar esse patrimônio e até mesmo levar o tema para as discussões do Plano Diretor que está em tramitação”, pontuou. “Vai ser um marco visto que estamos próximo das comemorações do aniversário de Goiânia e vamos presentear, de certa forma, através do Goiânia Art Déco Festival e mediante as autoridades esse acervo”, acrescentou.
Foram convidados para participar da audiência pública o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, além de membros da prefeitura ligados às áreas de Infraestrutura e Patrimônio Histórico; o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; representantes da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás; representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN); representantes da Secretaria Municipal de Cultura; presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO); representantes do Ministério Público Federal em Goiás; coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil situados em Goiânia; representantes do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia; deputados estaduais, deputados federais, vereadores, entre outras autoridades e a população.
Art Déco
O Art déco é um movimento artístico internacional que teve início na Europa em 1910, mas atingiu seu ápice entre os anos de 1920 a 1930. Em Goiânia, Attílio Corrêa Lima foi o urbanista brasileiro responsável pelos projetos urbanísticos durante a construção da capital.
As principais características da arquitetura Art Déco são as geometrias, estampas e sofisticação, privilegiando a aerodinâmica, inspiradas por diversas culturas antigas.(Informações do gabinete da vereadora).
Serviço:
Audiência Pública para discutir o tema: Patrimônio Histórico e Art Déco de Goiânia – Diagnósticos e Perspectivas
Data: 30/08/2019 (sexta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Auditório Jaime Câmara – Câmara Municipal de Goiânia
Informações: Gabinete 15 – telefone: 3524-4305