Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência vai debater situação de prédios públicos e privados ociosos na capital

Audiência vai debater situação de prédios públicos e privados ociosos na capital

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 03/05/2018 12h20, última modificação 08/05/2018 08h49

Numa iniciativa do vereador Anselmo Pereira, PSDB, será realizada na próxima quarta-feira, 9, às 15 horas, na sala de reuniões da presidência da Câmara, uma audiência para discutir a situação, como uso, conservação, segurança e destinação, dos prédios públicos e privados ociosos em Goiânia. "O desabamento de um prédio em São Paulo, com várias mortes, nos obriga a pensar numa saída sobre os 400 imóveis na capital que estão ociosos e que colocam em risco a segurança das pessoas", destacou o tucano.

Na audiência, diz Anselmo, que deverá contar com representantes das autoridades civis e militares do Estado município, para inclusive mudanças na legislação que disciplinam a construção, conservação e destinação desses imóveis (públicos e privados). Segundo ele, é uma obrigação da Câmara buscar dar um novo sentido a esses imóveis subutilizados ou abandonados.

"São verdadeiros mocós, uma vergonha para nossa cidade. Se não estão sendo utilizados que sejam então desapropriados e transformados em moradias populares", acrescentou.

PROPOSTA

O vereador do PSDB enfatiza ainda que a audiência quer viabilizar uma proposta técnica, objetiva, um sentido urbanístico, "como desapropriação e recuperação. Cito, por exemplo, entre os edifícios abandonados o do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB), no setor universitário. São centenas que estão na mesma situação há vários anos", reafirmou Anselmo.

Serão convidados para a audiência representantes da Polícia Militar, Secretaria de Infraestrutura, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, AMMA, Procuradoria do Município, bem como as secretarias municipais dos Direitos Humanos, Saúde, dentre outras.

CARLIN CAFÉ

Por sua vez, o vereador Carlin Café, PPS, apresentou hoje (3) requerimento solicitando ao secretário de Planejamento e Habitação da Prefeitura de Goiânia, Agenor Mariano, informações sobre as providências tomadas no ano passado e neste ano em relação aos imóveis abandonados na capital. 

Na solicitação, o vereador sugere ainda que a Secretaria estabeleça diretrizes para fins de notificação dos donos desses  imóveis abandonados. "Inclusive que seja usada a Guarda Civil Metropolitana para impedir quer esses prédios sejam utilizados para fins ilícitos", citou Carlin Café.