Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Bancadas têm nova configuração na Câmara de Goiânia com encerramento de janela partidária

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 10/04/2024 12h50, última modificação 11/04/2024 15h12
Mudanças de legenda e decisões judiciais alteram quadro partidário do Plenário do Poder Legislativo da capital

Arte: Cynthia Miyuki

Com o encerramento do período de autorização para trocas de partido, na última sexta-feira (5), a Câmara de Goiânia passa a ter nova configuração partidária. Com as alterações, o número de siglas com representação no Plenário da Casa cai de 17 para 12 e quatro siglas deixaram de ter representantes – Agir, PSD, PSB e PP.

O número de vereadores por legenda, no entanto, ainda vai sofrer alterações, em decorrência de decisões judiciais relativas ao descumprimento da chamada cota de gênero (proporção de candidaturas masculinas e femininas) nas eleições de 2020. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) vai diplomar, nesta sexta-feira (12), três novos vereadores.

Com base no quadro atual – ainda sem o ingresso dos três novos vereadores – o MDB, que já era a sigla com maior representatividade no Legislativo goianiense, ganhou mais três membros e tem, até agora, nove representantes. Com a diplomação de Bill Guerra, nesta sexta-feira, a legenda emedebista terá 10 vereadores.

O Solidariedade (SD) vem na sequência, com sete representantes. O partido, no entanto, perderá o vereador Paulo Henrique da Farmácia, que teve o mandato cassado em razão do descumprimento da cota de gênero.

O PRD – do presidente da Câmara, Romário Policarpo –, o Republicanos e o União Brasil (UB), com três representantes cada, compõem a terceira maior bancada. O PRD perdeu o vereador Pastor Wilson, que havia deixado o PMB, mas, por outro lado, vai receber Markim Goyá, que será diplomado nesta sexta-feira.

O Democracia Cristã (DC), o PDT e a federação PSDB-Cidadania têm dois integrantes cada. PT, Avante, Podemos e PL têm um vereador cada. Com as diplomações desta sexta-feira, no entanto, o PDT perderá o vereador Edgar Duarte (ex-PMB) e o PT ganhará mais uma cadeira, com o ingresso de Fabrício Rosa (eleito pelo PSOL).

As mudanças de partido fazem parte das estratégias das siglas para formação de chapas visando às eleições municipais deste ano. A partir de 2024, o número de vereadores em Goiânia passará dos atuais 35 para 37.

Composição do Plenário após o fechamento da janela partidária e antes da efetivação das decisões judiciais:

MDB
Anselmo Pereira
Dr. Gian
Henrique Alves
Kleybe Morais
Anderson Sales - Bokão (ex-SD)
Igor Franco (ex-SD)
Luciula do Recanto (ex-PSD)
Sandes Júnior (ex-PP)
Sargento Novandir (ex-Avante)
Observação: com o ingresso de Bill Guerra, o partido passará a ter 10 representantes.

Solidariedade
Joãozinho Guimarães
Ronilson Reis
Leandro Sena (estava sem partido)
Leo José (ex-Republicanos)
Raphael da Saúde (ex-DC)
Welton Lemos (ex-Podemos)
Paulo Henrique da Farmácia (ex-Agir)
Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido perderá o vereador Paulo Henrique da Farmácia.

PRD
Cabo Senna
Romário Policarpo
Pastor Wilson (ex-PMB)
Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido perderá o vereador Pastor Wilson e ganhará o vereador Markim Goyá.

Republicanos
Geverson Abel
Isaías Ribeiro
Sabrina Garcez

União Brasil
Paulo Magalhães
Denício Trindade (ex-MDB)
Lucas Kitão (ex-PSD)

Democracia Cristã
Wellington Bessa
Izídio Alves (ex-MDB)

Federação PSDB-Cidadania
Pedro Azulão Júnior (ex-PSB)
Aava Santiago

PT
Kátia
Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido ganhará o vereador Fabrício Rosa (ex-PSOL).

PDT
Juarez Lopes
Edgar Duarte (ex-PMB)
Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido perderá o vereador Edgar Duarte (ex-PMB).

Avante
Thialu Guiotti

Podemos
Léia Klebia

PL
Willian Veloso

(*) O gráfico que ilustra esta matéria refere-se à configuração partidária da Câmara de Goiânia após o fim da janela partidária e a efetivação das decisões judiciais.