Banco de sangue para cães e gatos é proposto em projeto de lei
Foi apresentado em plenário, Projeto de Lei do vereador Bessa (DC) que dispõe sobre a criação de banco de sangue veterinário para cães e gatos no município de Goiânia.
Conforme a proposta, o banco de sangue para pets será instalado no Centro de Saúde e Bem-Estar Animal Genoveva Rezende Machado - São Francisco de Assis, UpaVet, localizado no município de Goiânia.
Para operacionalizar o órgão, a Prefeitura poderá celebrar convênios e parcerias com clínicas veterinárias privadas, órgãos públicos, universidades públicas e privadas.
Diz o projeto, que somente poderão ser doadores do banco de sangue veterinário para cães e gatos, os animais saudáveis que se enquadrem nos requisites estabelecidos por profissionais da Medicina Veterinária.
A matéria prevê gratuidade pelos bancos de sangue veterinário para os animais domésticos nos procedimentos para a coleta do sangue; exames de sangue para a detecção de doenças infectocontagiosas transmissíveis pelo sangue; os exames de sangue para atestar o funcionamento de órgãos vitais; os testes de compatibilidade.
O banco de sangue de cães e gatos ficará proibido de comercializar as bolsas de sangue animal.
Segundo o parlamentar, o principal objetivo da presente norma é a preservação da vida animal. “A doação de sangue configura-se como a única forma eficaz de obtenção de sangue para atender as necessidades de pacientes animais, em diversas situações, tais como tratamentos médicos, cirurgias e outras intervenções clínicas”, completa.