Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Bessa propõe criação de banco de sangue veterinário

Bessa propõe criação de banco de sangue veterinário

por Quezia de Alcântara publicado 05/02/2025 11h20, última modificação 06/02/2025 10h34
Projeto visa à preservação da vida de cães e gatos. Doadores de sangue deverão ser animais saudáveis e que se enquadrem em critérios estabelecidos por profissionais veterinários
Bessa propõe criação de banco de sangue veterinário

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Bessa (DC) apresentou, em Plenário, nesta quarta-feira (5), projeto de lei para criação de banco de sangue veterinário em Goiânia.

Segundo o texto, o banco de sangue para cães e gatos será instalado no Centro de Saúde e Bem-Estar Animal (UpaVet). Para viabilizar a iniciativa, a Prefeitura poderá estabelecer convênios e parcerias com clínicas veterinárias privadas, órgãos públicos e universidades.

Os doadores para o banco de sangue deverão ser animais saudáveis e que se enquadrem nos critérios estabelecidos por profissionais veterinários. A proposta proíbe a comercialização das bolsas de sangue animal.

A matéria prevê gratuidade para:

- coleta de sangue em animais domésticos;

- exame de sangue para detecção de doenças infectocontagiosas;

- exame de sangue para atestar funcionamento de órgãos vitais;

- teste de compatibilidade.

De acordo com o vereador, a proposta visa à preservação da vida animal. “A doação de sangue configura-se como a única forma eficaz de obtenção de sangue para atender às necessidades de pacientes animais em diversas situações, como tratamentos médicos, cirurgias e outras intervenções clínicas”, afirma Bessa.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).