Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Bancos deverão instalar guarda-volumes para usuários

Bancos deverão instalar guarda-volumes para usuários

por silvana — publicado 23/10/2019 12h25, última modificação 23/10/2019 13h55

O Plenário aprovou na sessão desta quarta-feira,23/10 , em segunda e última votação o projeto de lei nº 536/2017, do vereador Gustavo Cruvinel (PV) que obriga as instituições bancárias da Capital, que possuam portas com detectores de metal, a disponibilizarem guarda-volumes para clientes. 

De acordo com a matéria, os equipamentos deverão ser instalados antes das portas e, deverão possuir chave individual para o cliente utilizar enquanto estiver no estabelecimento. A lei também veda a disponibilização do espaço apenas para correntistas, sendo que todos os que adentrarem a agência poderão utilizá-los. 

“Já não era sem tempo do usuário de banco ser mais respeitado não tendo que passar por situações vexatórias e constrangimentos como provar que não está com objetos suspeitos, tendo que esvaziar bolsas e mochilas e, a gastar muito tempo durante esta revista”, justificou o parlamentar. Outro benefício que a matéria vai oferecer, de acordo com Gustavo Cruvinel, é a diminuição de demandas judiciais por danos morais dessas instituições financeiras. 

Cruvinel afirma no projeto aprovado, que “o setor financeiro apresenta os maiores resultados em termos de crescimento patrimonial na economia, auferindo elevados lucros, mas não se prestam a ter um guarda-volumes para oferecer um tratamento mais digno aos seus usuários”.