Bancos deverão ter guarda-volume para usuário
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade matéria do vereador Gustavo Cruvinel (PV) que obriga os bancos com portas que contenham detectores de metal a disponibilizarem guarda-volume para clientes.
Cruvinel propõe que os guarda-volumes sejam localizados antes das portas e tenham chave individual para o cliente utilizar enquanto estiver no estabelecimento, além de medidas específicas. Também veda a disponibilização do espaço apenas para correntistas, sendo que todos os que adentrarem a agência possam utilizá-los.
“Já não era sem tempo do usuário de banco ser mais respeitado não tendo que passar por situações vexatórias e constrangimentos como provar que não estão com objetos suspeitos, tendo que esvaziar bolsas e mochilas e a gastar muito tempo durante esta revista”, justificou o parlamentar.
Ele adiciona que “o setor financeiro apresento os maiores resultados em termos de crescimento patrimonial na economia, auferindo elevados lucros, mas não se prestam a ter um guarda-volumes para oferecer um tratamento mais digno aos seus usuários”.
Outro benefício que a matéria vai oferecer, de acordo com Gustavo Cruvinel, é a diminuição de demandas judiciais por danos morais dessas instituições financeiras.