Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Bocas de lobo inteligentes são aprovadas na CCJ

Bocas de lobo inteligentes são aprovadas na CCJ

por Quezia de Alcântara publicado 11/04/2018 10h55, última modificação 12/04/2018 12h15

A Comissão de Constituição e Justiça discutiu e aprovou nesta quarta-feira, 11, matéria de autoria de Anderson Sales-Bokão (PSDC) que trata da implantação de bocas de lobo inteligentes nos bueiros das ruas de Goiânia.

Segundo vídeo de cidades paulistas e mineiras apresentado pelo vereador, as bocas de lobo inteligentes constituem-se em um tipo estrutura  aramada retangular colocada nos bueiros que peneira os resíduos sólidos e são retiradas periodicamente por servidores da limpeza urbana. Assim o sistema pluvial das cidades recebe apenas material líquido e não sofrem entupimentos.

“Evitam que ocorram os alagamentos como os da última chuva forte de Goiânia”, conta Bokão adicionando que sua equipe apurou que a capital possui 58 pontos críticos que necessitam com urgência desse tipo de equipamento para melhoria da drenagem pluvial que é o grande problema que o Município sofre nos momentos de chuvas fortes.

Diversos colegas apoiaram a ideia e prometeram que, sem caso de veto do Executivo à matéria já que gerará despesa ao erário, derrubarem o impedimento. Weligton Peixoto (MDB), um dos defendeu que o projeto vire lei e seja implantado em Goiânia, afirmou que vai gerar “redução dos custos porque com a chuva há muito gasto para recapear as vias atingidas pelos alagamentos”.

Vinicius Cirqueira (Pros) informou aos membros da comissão que a cidade possui mais de 100 mil bocas de lobo, mas que o problema maior encontra-se no centro da cidade e que há necessidade de complementar a matéria de Bokão para que a Prefeitura ataque o problema por partes, senão a proposta será inviável.

Paulo Magalhães (PSD), que não faz parte da CCJ e não vota, mas está constantemente participando das reuniões a título de contribuição, afirmou que esse tipo de recolhimento desse lixo vai contribuir para os catadores de materiais recicláveis.

Os vereadores concordaram que o ideal, especialmente para a Marginal Botafogo, uma das vias mais atingidas na última chuva no dia 2 de abril, seria um plano municipal de drenagem e monitoramento das galerias pluviais. (Foto Wictória Jhefany).