Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Butique Solidária vai fornecer peças de vestuário a famílias vítimas de violência de gênero

por Da Redação publicado 22/03/2022 14h35, última modificação 24/03/2022 15h37
Roupas, calçados e acessórios foram arrecadados pela Ouvidoria da Mulher da Câmara e pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB). Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves será lançada neste sábado (26), no Shopping Mega Moda Park

A Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves será inaugurada neste sábado (26), às 14h, no Shopping Mega Moda Park, em Goiânia. No espaço haverá doações de roupas, calçados e acessórios femininos e infantis para famílias vítimas de violência de gênero, atendidas pela Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal; Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; e Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Goiás.

As peças a serem doadas estão sendo arrecadadas em campanha iniciada neste mês, na Câmara. Interessados ainda podem procurar a Ouvidoria (62 98222-2434) para colaborar. Nos próximos três meses, uma equipe da Ouvidoria vai atender mulheres na Butique, com horário marcado. “Nossa intenção é socorrer e promover a autoestima de mulheres que, ao romperem relacionamentos abusivos, muitas vezes, saem de casa apenas com a roupa do corpo e documentos, carregando suas crias. Então, a Butique vai oferecer um guarda-roupa mínimo para elas recomeçarem”, argumenta a vereadora Aava Santiago (PSDB), que é Ouvidora da Mulher no Legislativo Municipal.

No espaço cedido pelo Mega Moda Park, durante a inauguração da Butique, a empresa Abelha Rainha doará kits de beleza às mulheres atendidas e outros itens para sessão de maquiagem realizada por uma voluntária. Cada mulher receberá lápis preto, rímel, batom, base, pó compacto, blush e um sexteto de sombra. Duas fotógrafas voluntárias farão o registro do momento. “Com ajuda de parceiros, queremos reunir recursos para ajudar mulheres a reconstruir a autoestima, o que é fundamental para superar o trauma da violência”, explica a parlamentar.

Homenagem

O nome da Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves é uma homenagem à memória da servidora pública, vítima de feminicídio, em 2018. O então namorado, José Carlos de Oliveira Júnior, foi denunciado como autor do crime. Irmã da vítima, Michelle Evangelista Gonçalves é psicóloga voluntária na Ouvidoria da Mulher e decidiu se dedicar gratuitamente ao acolhimento de vítimas de relações abusivas para evitar que mais mulheres sejam mortas em crimes de gênero.

Ouvidoria

Criada por resolução de 2013, a Ouvidoria Especial da Mulher foi reestruturada, a partir de 2021, para oferecer acolhimento a vítimas por meio de plantão psicológico, além de ajudá-las no processo de denúncia e de direcioná-las à rede de proteção social, fundamentada pela legislação vigente.

Em agosto do ano passado, a Câmara promulgou o serviço voluntário, que conta com 14 psicólogas voluntárias cadastradas para oferecer psicoterapia individual gratuita, fundamental para o processo de elaboração da violência sofrida. O voluntariado também conta com advogadas parceiras, vinculadas a instituições de ensino, que oferecem assessoria jurídica para essas mulheres.

Programação

A campanha integra a programação "Dias Mulheres Virão", desenvolvida por Aava, ao longo deste mês. As atividades começaram no dia 4 e se estendem até 26 de março, com a inauguração da Butique. Foram realizadas ações direcionadas à promoção da dignidade menstrual e ao combate à violência contra a mulher. Também estão previstas atividades de promoção social e da saúde femininas.

Totalmente gratuita, a programação é realizada com colaboração de voluntários e em parceria com órgãos da Câmara Municipal – Ouvidoria da Mulher, Escola do Legislativo e Comissões de Educação e de Direitos Humanos.

“Nossa expectativa é fazer reverberar em todas as mulheres atendidas e envolvidas nessa programação a força que temos para agir com total autonomia e ocuparmos todos os espaços que quisermos e que nos é de direito, livres de qualquer tipo de opressão”, explica a vereadora.

Inauguração da Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves
Data: 26 de março (sábado)
Local: Shopping Mega Moda Park – Loja 1123

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora