Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Cabo Senna pede criação de centro de referência para pessoas em situação de rua

Cabo Senna pede criação de centro de referência para pessoas em situação de rua

por Guilherme Machado publicado 02/05/2017 16h20, última modificação 02/05/2017 16h19

Projeto de lei do vereador Cabo Senna (PRP), aprovado em primeira votação nesta terça, 2, pede a criação do Centro de Referência para População em Situação de Rua, um espaço para o convívio social em que o público-alvo possa receber um atendimento humanizado, estimulando o desenvolvimento de relações de solidariedade, dignidade, afetividade e respeito. 

No local, as pessoas em situação de rua poderão receber serviços assistenciais que abrangem higiene pessoal, alimentação, hospedagem, educação, esporte, cultura e lazer, além de terem assistência médica, odontológica, jurídica e psicológica, assim como poderem participar de oficinas de aprendizagem e qualificação profissional. 

A Prefeitura poderá firmar convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, para a instalar e manter o centro de referência. O projeto determina que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) coordene a instalação e a manutenção, além de manter um programa de inclusão e reinserção de pessoas em situação de rua à sociedade, ao mercado de trabalho e às suas respectivas famílias. 

Cabo Senna diz que seu projeto está em conformidade com o disposto no Decreto Federal nº 7.053 de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua. 

Maratona do Gari

Outro projeto aprovado em primeira votação do mesmo vereador foi o que cria a Maratona do Gari, a ser realizada todos anos na segundo quinzena do mês de maio. Ela será realizada em comemoração ao Dia do Gari, celebrado nacionalmente no dia 16 de maio, e deverá constar no Calendário Oficial de Datas Comemorativas e Eventos do município. 

As inscrições deverão ser feitas mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades filantrópicas cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Poderão participar cidadãos em geral, homens e mulheres, maiores de 18 anos, que residam em Goiânia. 

Cabo Senna diz que seu projeto visa a valorização e o reconhecimento da importância para a sociedade dos garis e de todos os trabalhadores da limpeza urbana. No projeto, ele sugere que a maratona aconteça no Parque Linear Macambira Anicuns. 

Processo legislativo 

Para serem aprovadas, as duas matérias precisam agora passar pela comissão específica na Câmara Municipal e por mais uma votação em plenário.