Cabo Senna propõe Comissão para apurar problema ambiental da Região Norte
Com 27 assinaturas, o vereador Cabo Senna, PRP, apresentou na sessão de hoje (17) a formação de uma Comissão Especial na Câmara para levantar "o gravíssimo problema do mau cheiro no Setor Goiânia 2 e bairros adjacentes da Região Norte de Goiânia". A proposta será votada em plenário e, aprovada, caberá aos partidos indicar os cinco membros titulares e três suplentes que irão compor a referida Comissão, que terá 60 dias para apurar o problema denunciado pelo vereador.
A Comissão Especial, diferentemente da Comissão Especial de Inquérito (CEI), tem poderes mais limitados em sua atuação. Mas, suas conclusões serão apreciadas pela Câmara e encaminhadas aos órgãos investigados e Ministério Público.
"Nossa Intenção com essa CE é apurar um gravíssimo problema de cunho ambiental, que afeta a vida e o bem estar das milhares de famílias residentes naquela região. Tal problema é em decorrência da ineficácia dos sistemas de tratamento de esgoto", diz o vereador. Cabo Senna quer realizar diligências, visitas, debates, audiências públicas com moradores e outras ações para fazer um relatório conclusivo sobre o problema.
O vereador lembra que a região concentra grandes atividades poluidoras, bem como a Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia (ETE) e empresas com a Cargill e a Unilever. "Essas empresas devem ser responsabilizadas por esse grave dano ambiental. Aliás, de proporções alarmantes", reafirma.
Ao concluir, Cabo Senna diz que é fundamental uma solução urgente para o problema da contaminação e do mau cheiro, que "prejudica o meio ambiente, desvaloriza os imóveis dos referidos setores e causa sérios problemas de saúde aos moradores. Por sinal, da meia noite às 4 horas da manhã mau cheiro ali é insuportável". E pediu à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a Saneago empenho no sentido de se encontrar uma solução imediata para "esse gravíssimo problema".