Cabo Senna quer reativação de escola no setor Criméia Leste
O vereador Cabo Senna (PRP) do Bloco Frente Parlamentar Independente, ocupou a Tribuna da Casa na manhã de hoje para pedir providências urgentes visando a reabertura da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, no seu prédio oficial, no setor Criméia Leste. O vereador apresentou um vídeo de sua autoria mostrando aos colegas parlamentares a atual situação de abandono do prédio da escola que está desativada há três anos.
Segundo o vereador a Escola está desde então, em um prédio alugado por cerca de R$ 27.000,00 mensais e abriga apenas 300 alunos, enquanto que a antiga instalação comportava cerca de 500 estudantes. A mudança de local se fez necessária em razão do prédio oficial apresentar problemas estruturais que ofereciam riscos aos alunos e funcionários.
Senna frisou que fez questão de fazer “uma fiscalização in loco” para averiguar a situação. Segundo ele, o prédio apresenta problemas de vazamento, fiação elétrica, mofo além de possuir várias rampas e escadas que dificultam a locomoção das crianças e, sobretudo dos portadores de necessidades especiais. Além disso, o espaço destinado ao recreio dos alunos é insuficiente, o que pode causar acidentes."
O vereador disse que apesar de não ser coberta, a escola possui uma quadra de esportes e um campo de futebol, “contando portanto , com instalações que poderiam ser reformadas, com a economia do aluguel( que em três anos chega quase a 1 milhão de reais) e passaria a atender melhor à comunidade já que atenderia um maior número de alunos.”
No entanto, concluiu Senna, “o que vemos hoje é um prédio abandonado, onde o mato toma conta, servindo de esconderijo para marginais e não uma obra como foi prometida pela Administração passada quando do fechamento da escola para reforma no formato padrão da rede municipal de ensino.”
O vereador apresentou esta semana um requerimento ao Prefeito Iris Rezende endereçado também ao Secretário Municipal de Educação e Esporte- Marcelo Ferreira da Costa, solicitando a reforma imediata da escola e consequente mudança para o prédio próprio,