Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova criação de Carteira de Identificação da Pessoa com Câncer

CCJ aprova criação de Carteira de Identificação da Pessoa com Câncer

por Quezia de Alcântara publicado 16/05/2024 10h45, última modificação 16/05/2024 13h52
Para vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), autora do projeto, iniciativa tem como objetivo assegurar pleno exercício de direitos de pacientes diagnosticados com câncer
CCJ aprova criação de Carteira de Identificação da Pessoa com Câncer

Foto: Mariana Capeletti

Em reunião nessa quarta-feira (15), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou projeto de lei (PL 9/2024), de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), para criação do Cadastro e da Carteira de Identificação da Pessoa com Câncer.

De acordo com a parlamentar, a proposta tem como objetivo assegurar o pleno exercício dos direitos das pessoas diagnosticadas com câncer. O registro do paciente se dará mediante apresentação de relatório, de laudo médico e de documentos pessoais. Segundo o texto, a emissão da carteira de identificação deverá ocorrer de maneira célere e simplificada, sem qualquer ônus para o requerente.

A matéria também determina que o poder público municipal regulamentará a nova lei no que for necessário para sua implementação, definindo órgãos competentes para cadastramento do paciente e para emissão da carteira de identificação.

“Acreditamos que a implementação do cadastro proporcionará melhoria significativa na vida das pessoas com câncer. Trata-se de política pública dedicada à garantia de direitos desses pacientes, como prioridade no acesso a informações acerca da prevenção e do tratamento da doença e prioridade em processos administrativos. Os objetivos desta proposta alinham-se com prerrogativas respaldadas pela Lei Federal que instituiu o Estatuto da Pessoa com Câncer”, afirma Sabrina Garcez.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.