Cadeiras de rodas devem ficar próximas a estacionamentos, pede Carlin Café
Carlin Café (PPS) apresentou projeto de lei pedindo que agências bancárias, shoppings, supermercados, a rodoviária e o aeroporto tenham cadeiras de rodas, preferencialmente elétricas, para idosos e pessoas com mobilidade reduzida localizadas próximo às vagas de estacionamento reservadas e locais de desembarque.
O projeto altera a lei municipal 8.721/2008, que obriga apenas a existência de cadeiras de rodas, sem dar especificações e definir a multa para o descumprimento. O vereador quer acrescentar uma penalidade, fixando-a em R$ 10 mil para a primeira autuação e o valor triplicado na reincidência. Outro acrescimento, é a exigência de funcionários para auxiliar o uso e o manuseio das cadeiras de rodas.
Carlin Café explica que seu projeto de lei é para acabar com a prática manter as cadeiras de rodas apenas no interior dos estabelecimentos. “Elas devem estar em locais que permitam o fácil desembarque dos que precisam, haja vista que nem sempre eles estão acompanhados de outras pessoas que possam buscar uma cadeira no interior das lojas. Hoje em dia, com os veículos adaptados, é imprescindível garantir a plena independência das pessoas com algum tipo de deficiência ou com dificuldade de locomoção”, disse ele.