Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Cães poderão receber a vacina contra a cinomose em Goiânia

Cães poderão receber a vacina contra a cinomose em Goiânia

por Michelle Lemes publicado 14/05/2019 15h07, última modificação 14/05/2019 15h07

Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 14, em segunda votação, projeto de Lei 2019/289 que pretende incluir no calendário de eventos do município de Goiânia a campanha para vacinação de cães contra a cinomose. De autoria do vereador Zander Fábio (Patriota), a matéria visa conscientizar a população goianiense sobre a gravidade da doença e a necessidade de ações preventivas.

A cinomose é uma doença que, geralmente, acomete cães filhotes, em seu primeiro ano de vida, mas também pode atingir cães mais velhos que não tenham sido imunizados anteriormente ou que apresentam sistema imunológico debilitado. Serão desenvolvidas ações por meio de parcerias com Organizações não Governamentais, associações e grupos de proteção animal, além da divulgação pela mídia, sem gerar ônus ao Poder Executivo. A campanha de conscientização sobre a cinomose canina deverá ser realizada, anualmente, em outubro.

De acordo com a justificativa do vereador, a cinomose canina está excluída das políticas públicas na área da saúde animal. “Por esse motivo, a prevenção é a melhor arma contra essa doença e a vacinação é a única forma de prevenção contra o vírus”, conclui Zander. A matéria segue para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende.