Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Henrique Alves propõe oferta obrigatória de café amargo em bares e restaurantes

Henrique Alves propõe oferta obrigatória de café amargo em bares e restaurantes

por Quezia de Alcântara publicado 07/11/2023 11h55, última modificação 07/11/2023 16h57
Vereador defende escolha de clientes por consumo da bebida com ou sem açúcar
Henrique Alves propõe oferta obrigatória de café amargo em bares e restaurantes

Foto: Alberto Maia

O vereador Henrique Alves (MDB) apresentou, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 382/2023) para oferta obrigatória de café amargo a clientes de bares, restaurantes e similares. Segundo o texto, o estabelecimento também poderá disponibilizar açúcar ou adoçante – de forma a deixar a escolha pela bebida doce ou amarga a critério do cliente.

Como justificativa, o parlamentar argumenta sobre riscos do consumo excessivo de açúcar à saúde. “Colocar açúcar no café, algo comum entre muitas pessoas, é um costume que pode trazer complicações a longo prazo, como obesidade e diabetes”, afirma.

Ainda segundo Henrique Alves, a oferta de café amargo atenderá a quem não consome a bebida com açúcar – diabéticos e pessoas com sobrepeso, por exemplo. "O mais indicado é tomar café sem açúcar e sem adoçantes artificiais", conclui.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).