Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara derruba veto à criação de cadastro de obesidade infantojuvenil em escolas da Rede Municipal

Câmara derruba veto à criação de cadastro de obesidade infantojuvenil em escolas da Rede Municipal

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 21/11/2023 12h15, última modificação 21/11/2023 15h10
Segundo Denício Trindade (MDB), projeto visa a combate de problema que afeta saúde de jovens. Com rejeição do veto, Câmara promulgará Lei

Por 18 votos, o Plenário da Câmara rejeitou, na sessão desta terça-feira (21), veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ao projeto de lei (PL 64/2023), de autoria do vereador Denício Trindade (MDB), para criação do cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

"Só temos que comemorar essa vitória política por se tratar de uma proposta de alto alcance social", afirma o vereador. Segundo ele, a proposta visa ao combate de problema grave que afeta a saúde de jovens. "A obesidade infantojuvenil acarreta uma série de outras doenças, entre elas hipertensão arterial, diabetes tipo 2, riscos cardíacos. O cadastro vai apurar e indicar medidas para evitar tantos problemas a esses jovens", explica.

"15% dos brasileiros entre seis e 18 anos já estão com sobrepeso, enquanto 5% são obesos. Infelizmente, tais índices continuam em disparada. Uma forma de evitar tais problemas, portanto, é aplicar reeducação alimentar e estímulo à prática de atividade física, como é proposto em nosso projeto", conclui Denício.

Com a derrubada do veto, a Câmara promulgará a Lei.

Natal do Bem

Ainda na sessão desta terça-feira, Denício Trindade apresentou projeto de lei (PL 411/2023) para incluir o Natal do Bem, no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia. De acordo com a proposta, a realização do evento ocorrerá, anualmente, entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de janeiro do ano seguinte, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

"Trata-se de um evento de enorme sucesso, como lembra a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), com expectativa de receber cerca de um milhão de pessoas de várias partes do país. É, portanto, um expressivo e potencial fator turístico que deve contar com o tal apoio da Prefeitura de Goiânia, incluindo o mesmo no Calendário Oficial de Eventos da cidade", argumenta o vereador.