Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário rejeita veto à criação do Projeto Multiplica Livros

Plenário rejeita veto à criação do Projeto Multiplica Livros

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 23/05/2023 11h35, última modificação 23/05/2023 15h26
Matéria de Aava Santiago (PSDB) determina abertura de salas de leitura e de bibliotecas em escolas municipais, a cada 15 dias, para comunidade. Câmara promulgará lei

Por 19 votos favoráveis e três contrários, o Plenário da Câmara de Goiânia rejeitou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (23), veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ao projeto de lei (PL 011/2022) para criação do Projeto Multiplica Livros.

De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a matéria determina abertura de salas de leitura e de bibliotecas em escolas municipais, a cada 15 dias, para a comunidade. Na ocasião, universitários dos cursos de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia de faculdades conveniadas com o município cumprirão estágio obrigatório ou trabalho voluntário, com expedição de certificado pela Secretaria Municipal de Educação.

Ao comentar o resultado da votação, Aava afirmou que "essa conquista é da sociedade goianiense, pois nossa proposta incentiva a leitura na cidade". Para a vereadora, o veto representava equívoco jurídico da Prefeitura, em razão da aprovação da proposta pela  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

"Estudos comprovaram impacto relevante desse tipo de iniciativa na qualidade da interação entre adultos e crianças, na melhoria do vocabulário de jovens e na redução de casos de violência doméstica", concluiu a parlamentar.

Com rejeição ao veto, a Câmara promulgará a lei.