Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Caixa coletora de resíduos sólidos é aprovada em comissão

Caixa coletora de resíduos sólidos é aprovada em comissão

por Quezia de Alcântara publicado 11/07/2019 11h42, última modificação 11/07/2019 11h42
Caixa coletora de resíduos sólidos é aprovada em comissão

Foto de Marina Alice

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta semana, matéria (2019/69) do vereador Anderson Sales – Bokão (PSDC) que dispõe sobre a instalação de caixas coletoras de resíduos sólidos nos bueiros da capital. Ele explicou que “as caixas coletoras, também chamadas de “Bocas de Lobo Inteligentes”, agem como uma peneira, retendo os resíduos sólidos e deixando a água passar. Elas impedem que os bueiros fiquem obstruídos, diminuindo as enchentes e o acúmulo de lixo nas galerias pluviais. “Os benefícios compensam os custos iniciais para a implantação desse sistema”. 

Bokão também esclareceu que “em época das chuvas, Goiânia sempre sofre com alagamentos das ruas, causando congestionamentos, danos materiais e até perda de vidas. Um dos principais motivos dessa situação é a falta de escoamento adequado das águas pluviais, causada principalmente pelo entupimento dos bueiros”. 

Além de facilitar a limpeza, Bokão defende que a medida vai tornar o trabalho de manutenção realizado pelos funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) menos insalubre. “Hoje utiliza-se de recursos primários, como enxadas, o que provoca perda de tempo, que poderia ser usado para desempenhas outras tarefas.”

A matéria irá compor a pauta das sessões ordinárias no segundo semestre, após o cumprimento de recesso regimental do plenário, que se inicia dia 15 de julho e finda em 31 de julho.