Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara amplia integração com a comunidade goianiense

Câmara amplia integração com a comunidade goianiense

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 17/06/2024 12h45, última modificação 17/06/2024 13h33
Canais de comunicação e de prestação de contas para a população ganham reforço na atual gestão

Atenta às demandas da sociedade, cada vez mais consciente politicamente, e buscando dar sempre mais transparência à atividade parlamentar, a Câmara Municipal de Goiânia amplia, permanentemente, a integração com a comunidade goianiense. Novos serviços e canais de comunicação com o público, implantados e reforçados nos últimos anos, fazem do Legislativo municipal o principal espaço de ressonância das demandas dos moradores da capital.

Confira como você pode interagir com a Câmara:

TV Câmara

Com aquisição de modernos equipamentos e inauguração de novos estúdios, a TV Câmara, emissora oficial do Legislativo goianiense, no ar desde 17 de fevereiro de 1998, leva, diariamente, a realidade parlamentar para a casa do cidadão. Com transmissões ao vivo das sessões plenárias e de outros eventos pelo YouTube, a emissora vem retomando a grade de programação, levando mais informação para o público, enquanto aguarda conclusão dos serviços técnicos para iniciar transmissões, também, pela TV aberta digital.

Canal Cidadania, a Ouvidoria Geral da Câmara Municipal de Goiânia

Criado em conformidade com a legislação federal de acesso à informação e transparência, o Canal Cidadania desempenha o papel de Ouvidoria da Câmara Municipal de Goiânia, mecanismo pelo qual a população goianiense e de outras cidades pode solicitar informações sobre o Legislativo municipal. O Canal Cidadania pode ser utilizado para tirar dúvidas, receber elogios e reclamações, encaminhar solicitações e receber denúncias. O acesso pode ser identificado ou anônimo. As manifestações podem ser feitas via e-mail, telefone, WhatsApp, formulário no site da Câmara ou presencialmente.

O atendimento é realizado por servidores habilitados, 24 horas por dia (exceto telefônico e presencial, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h), recebendo demandas e encaminhando aos setores responsáveis.

Ouvidoria da Mulher

A Ouvidoria Especial da Mulher surgiu por meio de resolução em abril de 2013 para receber e encaminhar denúncias de violência de gênero, inicialmente contra servidoras da Casa. Com a reestruturação em 2021, o atendimento foi ampliado para todas as goianienses. Atualmente, a Ouvidoria da Mulher conta, ainda, com acolhimento psicológico e com atendimento jurídico voluntários a vítimas de violência.

O atendimento pode ser feito presencialmente, por e-mail, Whatsapp, telefone e perfil no Instagram.

Portal da Transparência

Igualmente atendendo à legislação federal sobre publicidade de atos públicos, o Portal da Transparência da Câmara traz informações como repasses do duodécimo, gastos administrativos, contratos vigentes e vencimentos de vereadores e servidores. O Portal pode ser acessado diretamente pelo site da Câmara.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo goianiense também ampliou suas atividades. Além de promover visitas guiadas à Câmara, tem contribuído com a capacitação de servidores públicos e de agentes políticos por meio de cursos, palestras, pesquisas, treinamentos e outras ações. A Escola também mantém canais de contato direto com a população.

Politizar

Realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2019, o Programa Politizar proporciona imersão no universo do Legislativo goianiense a estudantes do ensino médio. Após eleição dos 35 vereadores mirins nas unidades escolares, os jovens simulam a atividade parlamentar, propondo e aprovando projetos – importante ação de formação para a cidadania. Algumas das propostas apresentadas pelos estudantes foram transformadas em projetos de lei reais por vereadores que encamparam as ideias.

Parlamento Jovem

Similar ao Politizar, o Parlamento Jovem é parceria da Câmara com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e com a Secretaria Municipal de Educação. Voltado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o programa envolve milhares de alunos na simulação da eleição de 35 vereadores que, após diplomados pelo TRE, como ocorre com os parlamentares reais, também simulam todo o processo legislativo, da propositura à discussão e aprovação de projetos de lei.