Câmara aprova criação de programa de saúde da mulher na menopausa
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira (12), projeto de lei (PL 318/2023) para criação do Programa de Atenção à Saúde da Mulher na Menopausa e Climatério. De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), o programa visa à melhoria na qualidade de vida das mulheres, a partir da conscientização sobre mudanças físicas e emocionais que elas enfrentam nos períodos da menopausa e do climatério.
Além da educação em saúde, o programa prevê oferta de atendimento médico, psicológico e nutricional especializado para as mulheres. Pela proposta, o Município deverá realizar campanhas de prevenção e de detecção precoce de doenças relacionadas à menopausa, como osteoporose, câncer de mama e problemas cardiovasculares.
“A menopausa e o climatério são fases naturais da vida da mulher, mas podem ser acompanhados de sintomas incômodos e de problemas de saúde”, justifica Aava Santiago. “Um programa de atenção especializado pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres, proporcionando tratamentos adequados para aliviar sintomas, como ondas de calor, insônia e depressão”, conclui a vereadora.
Caso o projeto seja sancionado pelo chefe do Poder Executivo e se torne lei, o Município deverá editar decreto regulamentando o funcionamento do programa.