Câmara aprova, em 1ª votação, exigência de adaptações em veículos de transporte coletivo
A Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na Sessão Ordinária dessa terça-feira (14), projeto de lei (PL 221/2021) para exigir adaptações nos veículos de transporte coletivo urbano. O texto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSD).
De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir acesso universal ao transporte coletivo. Para isso, adaptações serão necessárias para promover acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs), idosos, pessoas com nanismo e de baixa estatura. Entre as adaptações, está instalação de catracas de fácil acesso e de validadores de cartão.
Ainda segundo Kitão, a ideia de apresentar a proposta surgiu da observação feita por um amigo e ex-assessor, o jornalista Rafael Campos, que tem nanismo. Ele solicitou equiparação de veículos operados por concessionárias que atendem à Região Metropolitana.
“Há necessidade de os ônibus, em Goiânia, serem adaptados. Precisam de validadores de cartão e de catracas acessíveis às pessoas com nanismo e de baixa estatura. Isso reforça compromisso que temos com políticas de inclusão social, por meio da lei”, explica o vereador.
Pessoas com deficiência
Como forma de corrigir o termo “portadores de deficiência” por “pessoas com deficiência”, o vereador Willian Veloso (PL) apresentou emenda modificativa ao projeto de Kitão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Caso a matéria seja aprovada, em segunda votação, empresas privadas de transporte coletivo terão prazo de 90 dias para instalar validadores de cartão – contados a partir da publicação do texto no Diário Oficial do Município.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador