Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova, em 1ª votação, exigência de adaptações em veículos de transporte coletivo

Câmara aprova, em 1ª votação, exigência de adaptações em veículos de transporte coletivo

por Edição de notícias publicado 15/02/2023 16h45, última modificação 15/02/2023 16h49
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSD), projeto determina que veículos sejam adaptados com validadores de cartão e com catracas de fácil acesso

A Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na Sessão Ordinária dessa terça-feira (14), projeto de lei (PL 221/2021) para exigir adaptações nos veículos de transporte coletivo urbano. O texto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSD).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir acesso universal ao transporte coletivo. Para isso, adaptações serão necessárias para promover acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs), idosos, pessoas com nanismo e de baixa estatura. Entre as adaptações, está instalação de catracas de fácil acesso e de validadores de cartão.

Ainda segundo Kitão, a ideia de apresentar a proposta surgiu da observação feita por um amigo e ex-assessor, o jornalista Rafael Campos, que tem nanismo. Ele solicitou equiparação de veículos operados por concessionárias que atendem à Região Metropolitana.

“Há necessidade de os ônibus, em Goiânia, serem adaptados. Precisam de validadores de cartão e de catracas acessíveis às pessoas com nanismo e de baixa estatura. Isso reforça compromisso que temos com políticas de inclusão social, por meio da lei”, explica o vereador.

Pessoas com deficiência

Como forma de corrigir o termo “portadores de deficiência” por “pessoas com deficiência”, o vereador Willian Veloso (PL) apresentou emenda modificativa ao projeto de Kitão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Caso a matéria seja aprovada, em segunda votação, empresas privadas de transporte coletivo terão prazo de 90 dias para instalar validadores de cartão – contados a partir da publicação do texto no Diário Oficial do Município.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador