Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova em primeira votação criação do Dia da Cannabis Terapêutica

Câmara aprova em primeira votação criação do Dia da Cannabis Terapêutica

por Da Redação publicado 17/11/2021 16h45, última modificação 17/11/2021 18h21
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), texto faz parte do estímulo ao debate sobre pesquisa e uso de medicamentos à base de cannabis terapêutica

A Câmara aprovou, em primeira votação, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que institui a data de 27 de novembro como o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário Oficial de Goiânia. Aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, o texto segue em tramitação na Casa.

De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), a proposta faz parte de uma série de ações de incentivo à pesquisa e à discussão sobre o uso terapêutico da cannabis, com o objetivo de instruir a população acerca da regulamentação e distribuição dos medicamentos. Em Goiânia, a Câmara já promulgou a lei que autoriza a regulamentação e a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de canabbis medicinal. A legislação precisa ainda ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Kitão, o debate e a conscientização, juntamente com a oficialização do Dia da Canabbis Terapêutica, vão inspirar ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento, mas enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir os medicamentos. “A inclusão no Calendário Oficial do Município vai permitir que ações sejam realizadas por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital”, explicou o vereador, que tem se dedicado à causa.

A data de 27 de novembro marca também o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A escolha pela data foi idealizada por ativistas defensores de que o medicamento apresenta grande efetividade no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia. “Desde 2013 a data já é celebrada não oficialmente. Agora poderemos incluir no Calendário Municipal a realização de debates, palestras e atos públicos, além da distribuição de material informativo”, concluiu o parlamentar.

Os vereadores Willian Veloso (PL) e Anselmo Pereira (MDB), que é farmacêutico, parabenizaram Lucas Kitão pela proposta e destacaram a importância desse tipo de medicamento para a população. “As gotas da cannabis medicinal minimizam os malefícios de diversas doenças. Não é porque estamos facilitando o acesso ao medicamento, que incentivamos a população a usar maconha”, comentou Anselmo.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador Lucas Kitão