Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova homenagem a Washington Novaes, que agora dá nome ao Parque Areião

Câmara aprova homenagem a Washington Novaes, que agora dá nome ao Parque Areião

por Heloiza Amaral publicado 24/06/2021 11h14, última modificação 24/06/2021 11h14
Câmara aprova homenagem a Washington Novaes, que agora dá nome ao Parque Areião

g1.globo.com

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira, 24, o projeto 157/2021, de autoria do vereador Clécio Alves (MDB), que altera o nome do Parque Areião, nos setores Pedro Ludovico e Marista, para Parque Areião Washington Novaes, numa homenagem ao jornalista e ambientalista paulista que passou parte de sua vida na capital.

Washington Novaes nasceu em Vargem Grande do Sul (SP), em 3 de junho de 1934 e foi um dos precursores do jornalismo ambiental no Brasil. Trabalhou na Rede Manchete, no jornal O Estado de São Paulo e no O Popular, além de ter sido editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional, na Rede Globo. Foi premiado com a medalha de prata do Festival de Cinema e Televisão de Nova York (EUA) pelo documentário “Amazonas, a Pátria da Água”, recebeu também o Prêmio Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente e o Prêmio Azevedo Netto (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).

Em 2004, o jornalista foi o vencedor da categoria Meio Ambiente do Prêmio Unesco, ocasião em que foi homenageado por seu trabalho de 30 anos na divulgação de ideias e alertas sobre os impactos da degradação ambiental. Washington Novaes também foi secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal entre 1991 e 1992 e presidente de honra do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (FICA). Faleceu em 24 de agosto de 2020, aos 86 anos, em Aparecida de Goiânia, após cirurgia para retirada de um tumor no intestino.