Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova inclusão de Educação Urbana nas escolas municipais de Goiânia

Câmara aprova inclusão de Educação Urbana nas escolas municipais de Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 02/06/2021 11h12, última modificação 02/06/2021 11h12
Câmara aprova inclusão de Educação Urbana nas escolas municipais de Goiânia

sme.goiania.go.gov.br

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quarta-feira, 2, em segunda votação, o projeto 0379/2017, de autoria do ex-vereador e hoje senador Jorge Kajuru, que torna obrigatório o ensino de Educação Urbana nas escolas da capital. O projeto prevê disseminação de conteúdos referentes à cidade, seus processos naturais, estruturais, paisagísticos, sociais, econômicos e culturais, as relações humanas, a legislação municipal e as regras de convívio, visando o amplo desenvolvimento do senso de urbanidade. Segundo Kajuru, a ideia é contribuir para o conhecimento da identidade local, dos direitos e deveres do cidadão no âmbito da cidade, assim como impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, professores e comunidade escolar sobre o senso de urbanidade, abordando o papel de cada cidadão como ator social no processo de formação constante da cidade.

A matéria estabelece que o ensino de Educação Urbana ocorrerá durante todo o ano letivo, realizando, no dia 24 de outubro, anualmente, uma programação ampliada e específica em alusão ao município de Goiânia. O conteúdo será ministrado em todo o currículo escolar. “É preciso buscar um entendimento de espaço público como lócus de uma cultura urbana compartida, fundada em valores coletivos, uma cultura que envolve o convívio com os opostos, envolve diversidade, troca, e, mais que tudo, o desfrute de uma cidade que tenha o espaço urbano como fundo ativo”, destaca Kajuru no projeto, que segue agora para análise do prefeito Rogério Cruz.