Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova lei para aumentar lixeiras em local público

Câmara aprova lei para aumentar lixeiras em local público

por Michelle Lemes publicado 31/05/2016 15h25, última modificação 02/06/2016 13h54

Projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Goiânia quer aumentar o número de lixeiras nas ruas de Goiânia por meio de Parceria Público Privada (PPP). A matéria de autoria da vereadora Cida Garcêz (PMN) prevê que o município poderá estabelecer convênios com entidades sociais, pessoas físicas e privadas para financiar a aquisição e manutenção das lixeiras em locais públicos.

Pelo que estabelece o projeto as lixeiras poderão ser instaladas em frente ao estabelecimento do interessado ou outro local que ele desejar. A vereadora Cida Garcêz diz que o objetivo do projeto é aumentar o número de equipamentos pela cidade. “Hoje, temos que andar até um quilômetro para encontrar uma lixeira. Isso em ruas de grande fluxo, como a Avenida 85, então imagina nos bairros mais afastados. Em Goiânia, há 12 mil lixeiras e esse número ainda não é o suficiente. Precisamos aumentar esse quantitativo para facilitar para o cidadão que não quer descartar o lixo no meio da rua, que quer descartar sua garrafinha de água ou um papel de balinha no local adequado”, destaca a vereadora Cida Garcêz.

O projeto foi aprovado na última semana em segunda votação e agora segue para sanção do prefeito Paulo Garcia (PT). Para a vereadora Cida Garcêz, a matéria sendo sancionada irá contribuir para uma cidade mais limpa, ao mesmo tempo em que pode contribuir para a prefeitura reduzir os gastos com a aquisição de lixeiras. Os interessados em participar do projeto, em contrapartida poderão fazer propaganda nos equipamentos.

Em Goiânia, uma iniciativa semelhante ao que propõe a lei aprovada na Câmara de Vereadores já está em curso. É uma parceria entre a Comurg e a Associação Comercial e Industrial das Confecções do Estado de Goiás. O convênio prevê a instalação de 336 lixeiras na região da Rua 44, área Central de Goiânia e um dos principais pontos de comércio confeccionista da Capital. (Da Assessoria)