Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova obrigatoriedade de serviço odontológico a pacientes internados em hospitais

por Heloiza Amaral publicado 08/06/2021 11h50, última modificação 08/06/2021 13h36

Foto: Francisco Carvalho

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira, 8, o projeto 0199/2019, de autoria da vereadora Léia Klébia (PSC), que estabelece a obrigatoriedade da prestação de serviço odontológico a pacientes internados em unidades hospitalares. O projeto determina que sejam realizados cuidados de serviço bucal, ações de prevenção, higiene e tratamento, quando for necessário, inclusive em pacientes atendidos em regime domiciliar, na modalidade “home care”.

Segundo Léia Klébia, o projeto busca aprimorar os cuidados prestados aos pacientes internados em hospitais, tendo em vista os dados comprovados de que a falta do cirurgião-dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) tem contribuído para o aumento no número de mortes no país. “Sabe-se que a pneumonia hospitalar é causada por bactérias que chegam ao trato respiratório por meio da microaspiração de secreção colonizada presente na cavidade bucal e na faringe do paciente. A proliferação desses agentes patógenos ocorre pela falta de higiene bucal e alterações provocadas por infecções na boca”, explica a vereadora. O projeto segue para análise do prefeito Rogério Cruz.