Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CÂMARA CONCEDE COMENDA CONSUELO NASSER

CÂMARA CONCEDE COMENDA CONSUELO NASSER

por lucas-ff — publicado 08/03/2016 11h15, última modificação 20/04/2016 08h07
Secretária de Estado de Educação, Raquel Teixeira, e presidente do Cevam, Maria Cecília Machado do Vale, recebem medalha no Dia da Mulher

A Câmara Municipal de Goiânia comemora o Dia Internacional da Mulher com sessão especial hoje, a partir das 19h30. Na oportunidade, vão ser homenageadas com a medalha da Comenda Consuelo Nasser a secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte, professora Raquel Teixeira, e a presidente do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Maria Cecília Machado do Vale.

Raquel Teixeira, formada em Letras, mestre pela UnB e doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, EUA, é professora universitária e tem reconhecida atuação na área da Educação. Como membro do Conselho Nacional de Educação (1999-2001), foi relatora das Diretrizes Curriculares para a Formação em Nível Superior de Professores de Educação Básica. Como presidente do CONSED - Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, participou ativamente do Plano Nacional de Educação.

De 1999 a 2001, ocupou o cargo de secretária de Educação de Goiás e secretária de Ciência e Tecnologia (2005-2006), ambas no governo Marconi Perillo. Também foi secretária da Cidadania em 2007 no governo Alcides Rodrigues. Foi eleita ainda deputada federal por Goiás pelo PSDB em 2002 e reeleita em 2006. No parlamento, contribuiu para a criação das Leis 11.114/2005 e 11.274/2006, que, respectivamente, leva as crianças para a escola com seis anos e amplia para nove anos a duração do Ensino Fundamental, garantindo um ano a mais de escolaridade na vida da criança brasileira.

Já Maria Cecília Machado do Vale se destaca à frente do Cevam, uma entidade sem fins lucrativos que busca assistir e garantir direitos às mulheres e crianças em situação de violência, oportunizando assistência social, psicológica e jurídica. "A Comenda representa a honraria do pertencimento feminino na luta pela igualdade e a fraternidade entre os gêneros. Entregá-la, ou recebê-la, e a materialização sociopolítica de lutas sociais e políticas empreendidas, nas quais muitos e muitas perfilaram as fileiras do respeito. No lado afetivo, é lembrar Consuelo Nasser e renovar as forças", comenta.

Consuelo Nasser

Consuelo Nasser foi jornalista, advogada e feminista brasileira, fundadora do Centro de Valorização da Mulher (Cevam). A comenda que leva o seu nome foi criada em 10 de maio de 2004, proposta pelo então vereador Euler Ivo, e depois resgatada pela vereadora Tatiana Lemos em 2009, com o objetivo de condecorar mulheres que lutam na defesa dos direitos humanos e contra a violência doméstica. Aprovada em 2012, a honraria é concedida pela Câmara Municipal de Goiânia desde o ano passado.
(Carol Magalhães)