Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara concede Medalha Pedro Ludovico Teixeira para embaixador de Israel no Brasil

por Da Redação publicado 04/04/2023 17h30, última modificação 05/04/2023 10h45
Homenagem foi proposta pelo vereador Ronilson Reis (PMB) e aprovada, por unanimidade, pelo Plenário da Câmara. Solenidade de entrega ocorreu em Brasília, nesta terça-feira (4)

A Câmara de Goiânia concedeu, nesta terça-feira (4), a Medalha Pedro Ludovico Teixeira ao embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine. Aprovada pelo Plenário, por unanimidade, a proposta da homenagem foi do vereador Ronilson Reis (PMB), que viajou a Brasília para entrega da honraria ao embaixador. A solenidade contou com presença de autoridades e de representantes da comunidade judaica no país.

Na avaliação de Ronilson, a iniciativa demonstra fortalecimento das relações entre Brasil e Israel, e estimula aprofundamento de laços entre os dois países. Além disso, traduz-se em merecido reconhecimento do parlamento goianiense ao trabalho de Daniel Zonshine.

A Medalha Pedro Ludovico Teixeira foi instituída, na Câmara, pela Lei 7.460/1995. São merecedores da honraria pessoas que, reconhecidamente, prestam ou prestaram relevantes serviços ao município, na busca por aprimoramento de atividades desenvolvidas em defesa da capital e do estado. A medalha faz alusão ao ex-governador Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia. Para outorga da honraria, os nomes são apresentados à Mesa Diretora e, depois, submetidos aos líderes de bancadas, que escolhem apenas dois para apreciação pelo Plenário. A aprovação deve ocorrer por unanimidade.

Biografia

Daniel Zohar Zonshine foi designado embaixador de Israel no Brasil há dois anos. Ele substitui Yossi Shalley, que ficou em Brasília de 2017 a março de 2021. Nesse período, Brasil e Israel assinaram pelo menos dez acordos, em temas como transporte aéreo; cooperação em Ciência e Tecnologia; tratado para extradição; segurança pública; e assuntos ligados à Defesa.

Diplomata de carreira, Zonshine foi chefe de Programas no Exterior do Mashav e embaixador em Myanmar (2014-2018). Antes, foi cônsul-geral em Mumbai, na Índia (2005-2008), e já havia trabalhado em Brasília, de 1998 até 2002, na função de conselheiro da Embaixada de Israel no Brasil. O embaixador é fluente em hebraico, inglês e fala português, tem mestrado em Estudos de Defesa pela Universidade de Haifa e graduação em Arqueologia pela Universidade de Bar Ilan. Zonshine é casado com Liora, artista formada em Cinema pela Universidade de Tel Aviv. Eles têm três filhos e dois netos.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador