Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara concede Título de Cidadão Goianiense ao deputado federal Daniel Vilela

Câmara concede Título de Cidadão Goianiense ao deputado federal Daniel Vilela

por marcos — publicado 28/06/2018 15h20, última modificação 29/06/2018 08h30

O deputado federal Daniel Vilela (MDB), pré-candidato ao governo estadual, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 28, no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, por iniciativa do vice-presidente da Casa, o vereador Vinícius Cirqueira (PROS), o Título Honorífico de Cidadão Goianiense.

A homenagem foi aprovada por todos os vereadores em 5 de julho do ano passado e elogiada pelo presidente do Legislativo goianiense, Andrey Azeredo (MDB), que ressaltou “o prestígio nacional, o viés municipalista, a visão empreendedora, moderna, e a luta incessante de Daniel Vilela na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelas demandas da Capital e de todo o Estado de Goiás.”

Prestígio político

A solenidade contou com a participação de vereadores, deputados e secretários municipais e movimentou o Plenário da Casa reunindo lideranças de todo o Estado e de diversos partidos, principalmente do MDB. Daniel Vilela foi acompanhado de sua esposa, Iara Netto, e dos pais dele, o ex-governador Maguito Vilela (MDB) e Sandra Regina Carvalho Vilela.

Também estavam presentes os prefeitos de Goiânia e de Aparecida, Iris Rezende e Gustavo Mendanha (ambos do MDB), a primeira-dama da Capital e pré-candidata a deputada federal, Dona Íris de Araújo (MDB), e a ex-deputada estadual Lamis Cosac representando o governador José Eliton (PSDB), dentre outras autoridades.

Vereadores presentes

Dos vereadores da atual legislatura estavam presentes Milton Mercêz (PRP), Anselmo Pereira (PSDB), Juarez Lopes (PRTB), Emilson Pereira (PODEMOS), Welligton Peixoto (MDB), Jair Diamantino (PSDC), Delegado Eduardo Prado (PV), Clécio Alves (MDB), Tatiana Lemos (PC do B), Zander Fábio (PATRIOTA), Carlin Café (PPS), Cristina Lopes (PSDB), Gustavo Cruvinel (PV), Tiãozinho Porto (PROS), Alfredo Bambu (PRP), Elias Vaz (PSB), Romário Policarpo (PTC) e Cabo Senna (do PRP, atualmente licenciado). Em seus agradecimentos, Daniel Vilela citou todos nominalmente e lembrou experiências políticas e pessoais de destaque de cada um.

A Sessão Solene foi presidida por Andrey Azeredo e o propositor da homenagem, Vinicius Cirqueira, destacou que a honraria justifica-se plenamente pelos “relevantes serviços prestados pelo deputado à Goiânia e a todos os seus habitantes”. Daniel retribuiu chamando Vinicius de “meu amigo leal e grande vereador.” E brincou: “Que infelizmente é vilanovense”, já que o deputado é ex-jogador e torcedor fervoroso do Goiás Esporte Clube.

Relação fraterna

Em seu discurso na tribuna, Daniel Vilela agradeceu a presença de todos, ressaltou a alegria e a emoção de ser homenageado num lugar onde ele “se sente em casa” por já ter sido vereador, e disse a Andrey: “Você é meu querido amigo, temos uma amizade anterior às nossas vidas políticas e fico feliz de receber essa homenagem sob a sua liderança. Há uma relação muito fraterna entre nós, um desejando sinceramente a vitória do outro. Te agradeço também por presidir com muita competência os trabalhos da Câmara.”

Daniel ainda chamou o prefeito Iris de “maior referência do nosso partido, o MDB, no Brasil”, parafraseando declaração recente de Maguito, e disse a Dona Íris de Araújo que ela teve um papel desbravador na política em Goiás e no País.

Carreira vitoriosa

Daniel Elias Carvalho Vilela tem 34 anos de idade, é natural de Jataí, no Sudoeste goiano, e é filho do ex-governador Maguito Vilela e de Sandra Regina Carvalho Vilela. Casado, pai de dois filhos, foi jogador profissional de futebol, trabalhou nos clubes Goiás E. C., Gama e Atlético Clube Goianiense. Em 2008 concorreu pela primeira vez a um cargo público e foi eleito vereador em Goiânia com 8.283 votos, sendo o quinto mais votado. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual com 36.382 votos e foi líder da bancada do então PMDB na Assembléia Legislativa.

Bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, em 2014 foi eleito deputado federal com mais de 179 mil votos, sendo o segundo mais votado no Estado, e, em 2018, foi eleito presidente da CCJC, a mais importante comissão da Câmara dos Deputados e pela qual passam todos os projetos que tramitam na Casa. Desde 2016 ele é presidente regional do MDB e é pré-candidato do partido ao governo de Goiás.

Texto produzido pela assessora Polliana Martins